-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-

News & Trends

Governo Irlandês lança campanha para atrair profissionais estrangeiros

em Mundo/Negócios por
Foto: Reprodução

Um lugar vibrante e de imensa riqueza cultural que proporciona qualidade de vida para os moradores e oportunidade para uma carreira promissora. É com esse discurso que a Irlanda tem trabalhado para atrair profissionais estrangeiros para o país. O cenário é promissor para diversos segmentos, mas os grandes destaques estão nas áreas de ciência e tecnologia.

O país, que há alguns anos está entre os preferidos dos intercambistas, tem uma base de nove das dez melhores empresas de Informação, Comunicação e Tecnologia. Dentre elas estão as multinacionais Google, Facebook, LinkedIn, Apple, IBM e Twitter. Em expansão desde 2012, o setor é um dos que mais tem contratado talentos internacionais.

Continue lendo

Poesias para sexta-feira

em Poética Urbana por
poetica

A TESSITURA DAS NINFAS / O CANTO DA PELE
(Nathan Sousa)

é cinestésica a flora da fêmea.
modelada e híbrida é sua pele;
sua casta de cores e afetações;
o primer adequado ao ânimo
esquecido de tutankamon.

e elástico é seu riso ante a
velhice do crepúsculo.
seu torso longilíneo (aos
poucos) curva-se e geme
e ringe em sua cordilheira
de ossos
.
mas há nova roupagem em
sua linha de produção
(o couro trabalha sem parar):
novelo que persevera e se regenera
como se um disparo de cardumes
modelasse o tecido das águas
entre o atlântico e as bordas
da pangea.

até que as agulhas (em silêncio)
confabulam sobre a película
última da aurora, numa desfaçatez
típica de quem cala

e devora.

Continue lendo

Pesquisa: 59% dos internautas acham que a homofobia deveria ser crime

em Educação e Comportamento/News & Trends por
Foto: UNAIDS

O Opinion Box, empresa que oferece soluções inovadoras de pesquisa de mercado online, e a Hekima (www.hekima.com), empresa de Big Data Analytics que desenvolve e aplica tecnologias de computação cognitiva a fim de ajudar outras empresas a transformar dados em informação, fizeram uma pesquisa sobre “Homofobia” para entender o comportamento das pessoas em relação ao assunto.

Foram duas frentes de análise: uma pesquisa, feita pelo Opinion Box, com 1.433 internautas de ambos os sexos, todas as classes sociais e regiões do país; e um monitoramento realizado nas principais redes sociais, com 53.099 posts, que foram analisados pela equipe da Hekima por fazerem menção a termos como: homofobia, homofóbico, lesbofobia, lesbofóbico, lgbtfobia, lgbtfóbico, transfobia e transfóbico, além de homossexualidade, homossexualismo, homoafetivos, homoafetividade e homossexual.

A pesquisa do Opinion Box questionou os entrevistados quanto à criminalização da homofobia: 59% das pessoas acham que deveria ser crime; 28% acham que não e 11% não souberam se posicionar. A adoção de crianças por casais homossexuais é aceita por 60% dos respondentes, enquanto 31% entendem que isso não deve acontecer e 9% não souberam se posicionar.

De acordo com o Relatório de Violência Homofóbica, publicado em fevereiro deste ano, ao menos cinco casos de violência homofóbica são registrados todos os dias no Brasil. Diante dessa informação, 69% dos participantes da pesquisa disseram achar a violência homofóbica um absurdo e inadmissível. Para 29%, é preciso entender o contexto em que esses crimes aconteceram para poder opiniar. E para 2% provavelmente todos eles mereceram.

A margem de erro da pesquisa é de 2,6% e o intervalo de confiança é de 95%.

Aposentados receberão primeira parcela do 13º, o que fazer?

em Brasil/Negócios/News & Trends por
Foto: Reprodução

Entre 25 de agosto e 8 de setembro, será liberada a primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas, que pode corresponder a até 50% do valor do benefício. Essa injeção de dinheiro feita pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aquece a economia e, por isso, é preciso saber se os beneficiados sabem a melhor forma de utilizar essa quantia.

Dinheiro extra, no geral, não deve ser utilizado para quitar dívidas e nem fazer novas compras, mas sim ser poupado, destinando-o para a realização dos sonhos; afinal de contas, o correto é conseguir pagar as contas com o próprio orçamento e não depender de valores extras. No entanto, boa parte da população não é educada financeiramente e, sendo assim, o melhor a fazer é ter ciência da situação financeira para saber como agir.

Continue lendo

13 motivos que podem levar à justa causa no trabalho

em Negócios/News & Trends por
Foto: Reprodução

Os empregadores no Brasil sempre ficam com uma preocupação extra quando precisam demitir um funcionário, em função da Justiça Trabalhista ter a fama de ser sempre pró-trabalhador, que por décadas tem sido favorável aos empregados. Com isso, não são raros os casos de ter que suportar situações absurdas dos colaboradores.

Contudo, não se deve levar por preceitos que não são totalmente fieis à realidade, por mais que haja realmente a tendência de favorecimento aos trabalhadores, em casos extremos, os empregadores possuem seus direitos e podem lutar por esses desde que se previnam ao tema.

Continue lendo

Penhora de bens de condomínio: o que os credores podem receber?

em Brasil/News & Trends por
Foto: Reprodução

Os credores dos condomínios como, por exemplo, prestadores de serviços, normalmente ficam sem saber o que fazer e a pergunta clássica é: se eu entrar com ação contra o condomínio, vou penhorar o que? A caixa d’água? O elevador? O Código de Processo Civil de 1973, no artigo 671, já previa a penhora de crédito do devedor.

O novo Código, por sua vez, reza no artigo 854, que “para possibilitar a penhora de dinheiro em depósito ou em aplicação financeira, o juiz, a requerimento do exequente, sem dar ciência prévia do ato ao executado, determinará às instituições financeiras, por meio de sistema eletrônico gerido pela autoridade supervisora do sistema financeiro nacional, que torne indisponíveis ativos financeiros existentes em nome do executado, limitando-se a indisponibilidade ao valor indicado na execução”.

Continue lendo

Curto Woody Allen, mas posso explicar

em Contém Spoilers por
Roberto

Nessa semana uma amiga comentou que, nos cursos de cinema de São Paulo afora, os professores têm o hábito de perguntar aos alunos na primeira aula quais são seus diretores favoritos. Pra quem responde Woody Allen o professor diz que já pode ir embora.

Noutra oportunidade, outra amiga disse que ouviu falar que o Woody Allen era o Didi Mocó brasileiro, ela achou isso bem pertinente. E noutro dia ainda um texto criticava pessoas que consomem cultura de forma rasa, apenas pra se gabar socialmente: tem gente que enche as prateleiras de livros bonitos, mas não conhece o conteúdo de nenhum deles, é o mesmo tipinho que diz ter ido ao cinema pra “ver o último do Woody Allen”.

Continue lendo

Aquele que ninguém lê…

em Ghost Writer por

ghost writer
Quase em festa comemoro quando sai alguma nota, rodapé que seja, dos meus livros e poemas. Já cheguei a bater – porta em vez- de cada jornal brasileiro oferecendo colaborações e colunas. Monto um álbum de publicações como prova de que existo. Preciso olhar ali e saber que é de mim que falam. Paranoia de artista sem público. Formo o picadeiro, mas entro em cena sozinho; palhaço triste e arredio que não vende ingresso nem para a família.

Tenho o meu nome estampado em matérias que ninguém lê, a editoria cultural geralmente é menos disputada que obituário. Mais barata, inclusive. Anunciar um defunto é mais caro e respeitado que um livro. Alimento pra terra é mais valorizado que aquilo que enobrece o espírito. País do inverso e do perverso desejo de sermos alguma coisa além de letras soltas em livros, revistas e folhas mortais de jornais que servirão para embrulhar um peixe ou o azedume de uma fruta em fim de feira.

Continue lendo

Quer seguir carreira de ilustrador?

em Negócios por

Ninguém falou que ia ser fácil. Para quem quer ganhar a vida trabalhando como ilustrador, existem muitas coisas que o profissional precisa saber além de desenhar. É exatamente isso que a ilustradora Clau Souza, da Borogodó, aborda em seu curso online “Carreira Ilustrador”, voltado para criativos que querem entrar no mundo da ilustração. A profissional, que possui dez anos de experiência e já trabalhou com várias marcas como Yázigi e Lilica Ripilica, entre outras, resolveu compartilhar muitas dicas práticas deste tema apaixonante e ajudar quem quer se aventurar na área.

O curso online é ideal para aqueles que gostam de ilustração e não sabem por onde começar ou ainda pra quem já trabalha como ilustrador, mas se sente perdido em relação a vários temas da rotina profissional. O curso traz vários assuntos sobre a carreira de ilustrador que vai desde a criação do portfólio, orçamentos, dicas de negociação e até mesmo direitos autorais.

Corpo em construção. - Ilustração por Ingrid Marcondes.
Corpo em construção. – Ilustração por Ingrid Marcondes.

Continue lendo

Você sabia? Barulho da moto pode prejudicar a audição

em Saúde & Bem-estar/The São Paulo Times por
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Se você quer pilotar embalado pelo ronco de sua moto por muitos e muitos anos, vale a pena ficar atento quanto ao prejuízo que isso pode acarretar à sua audição. Além das preocupações com uma pilotagem segura, é preciso considerar que o excesso de barulho do motor da moto não faz bem aos ouvidos. O problema não surge de imediato, mas dia a dia, por anos. A conclusão é de um estudo do National Institute on Deafness and Other Communication Disorders (Instituto Nacional de Surdez e Outras Doenças de Comunicação), dos EUA, que revelou que uma motocicleta, principalmente de média e altas cilindradas, emite ruídos em torno ou acima de 95 decibéis.

Continue lendo

Justiça federal do Amazonas aplica multa de R$ 38 milhões ao Facebook

em Brasil/News & Trends/Tecnologia e Ciência por
Foto: Reprodução

Na tarde desta quarta (27) um juiz da justiça federal do Amazonas aplicou multa de R$ 38 milhões no Facebook, empresa dona do aplicativoWhatsApp, por não cumprir ordem judicial que determinava fornecer os dados de cadastro e quebrar o sigilo das mensagens de alguns usuários, para fim de investigação criminal.

O especialista em Direito Eletrônico, Renato Falchet Guaracho, do escritório Aith Advocacia, acredita que existe, ainda, risco do aplicativo ser novamente bloqueado nos próximos dias. “O Ministério Público Federal já informou que irá requerer o bloqueio à justiça do Amazonas. Assim como a multa, o bloqueio é permitido pelo artigo 12, do Marco Civil da Internet. Há, ainda, o risco do aplicativo ser proibido no Brasil”.

Continue lendo

Tinder Social chega ao Brasil

em News & Trends/Tecnologia e Ciência por
Foto:Reprodução

Chegou a vez dos brasileiros aproveitarem a nova funcionalidade do Tinder: a partir desta quinta-feira (28), os usuários poderão atualizar o aplicativo nos dispositivos Android e iOS para ter acesso ao Tinder Social. Com a ferramenta é possível criar grupos para conhecer novas pessoas e planejar atividades em conjunto. O objetivo do Tinder Social é que as conexões sejam feitas da mesma forma que na vida real: entre amigos, compartilhando interesses em comum e experiências pessoais.

Lançada inicialmente na Austrália, a funcionalidade vai ao encontro de um desejo dos usuários do Tinder: ter uma nova ferramenta para auxiliar a definir os planos da noitada ou do final de semana. Com o Tinder Social, os australianos organizaram maratonas por bares, foram juntos a shows e muito mais.

Continue lendo

1 2 3 598
Voltar p/ Capa