12ª Bienal Internacional de Arquitetura traz um novo olhar sobre as tendências de arquitetura e design

em Brasil/News & Trends por

Os olhos da arquitetura mundial se voltaram para a capital paulista com a abertura da 12ª Bienal Internacional de Arquitetura. A proposta curatorial da mostra, sob o título “Todo dia”, propõe destacar o protagonismo do cotidiano – a dimensão mais trivial da realidade – na arquitetura e no urbanismo no século XXI. A SKR, que expõe a sua paixão pela arquitetura em cada empreendimento construído em São Paulo, apoia a BIA e trará para o evento uma importante discussão sobre tendências de arquitetura e design.

Com dois debates que acontecerão no Centro Cultural São Paulo, um dos dois edifícios-manifesto do cotidiano de São Paulo, a SKR traz para a conversa o core business da empresa: a importância da arquitetura em todos os seus projetos. “Queremos estar presentes quando houver discussões sobre arquitetura, tendências e a melhor ocupação dos espaços da cidade. Ao longo de sua história, a SKR sempre viu em cada empreendimento uma chance de fazer diferente e deixar um legado para a cidade e, principalmente, para as pessoas que nela vivem”, afirma Silvio Kozuchowicz, CEO e fundador da SKR.

Em 10 de outubro, a primeira mesa trará para a discussão os edifícios de apartamentos projetados pelo arquiteto Angelo Bucci. A conversa terá foco na incorporação de novos usos (Coworking, espaço Wellness, cozinhas colaborativas, entre outros), pós-ocupação, comunidade e novas tecnologias.

Na segunda mesa redonda, que ocorrerá em 23 de outubro, serão debatidas as “Novas Dinâmicas do Cotidiano”, com os diferentes usos dos edifícios no contexto da cidade, deixando de ser apenas residenciais e apresentando espaços mixed-use, com salas comerciais, lojas, hotéis, praças públicas, coworkings, tudo em um único espaço.

Ainda como parte da programação da 12ª BIA, o escritório SPBR trará uma exposição com maquetes dos edifícios projetados por Angelo Bucci, um dos nomes mais importantes da arquitetura brasileira contemporânea, para a SKR. O primeiro, Nomad, um retrofit de um edifício comercial, está localizado no bairro de Moema e foi entregue em outubro de 2018. O edifício Float, projeto exclusivo com apenas 29 apartamentos, tem design contemporâneo, requinte modernista, visual marcante e está situado na nobre região da Vila Olímpia. Já o SAO será um empreendimento mixed use, localizado na movimentada Avenida Rebouças, que trará em um mesmo edifício diferentes usos para o espaço, reunindo lojas, escritórios coworking e apartamentos num ambiente moderno e contemporâneo. O início das obras está previsto para fevereiro de 2020.

A 12ª BIA é organizada pelo IAB – São Paulo e está estruturada em torno de três eixos temáticos: Relatos do Cotidiano, Materiais do Dia a Dia e Manutenções Diárias. “O poder discreto do cotidiano está em sua capacidade de traduzir o modo como habitamos, utilizamos recursos naturais e mantemos o espaço, em práticas comuns, que fazem do projeto algo relevante e uma preocupação compartilhada”, afirmam os curadores desta edição, Ciro Miguel, Charlotte Malterre-Barthes e Vanessa Grossman.

A BIA trará duas exposições que ocuparão o Sesc 24 de Maio (2017, Paulo Mendes da Rocha e MMBB), de 10 a 29 de setembro de 2019; e o Centro Cultural São Paulo (1982, Eurico Prado Lopes e Luiz Telles), de 13 de setembro a 8 de dezembro de 2019.

SERVIÇO

Debates SKR

Tema: “Todo dia nas alturas” será uma plataforma para o Angelo Bucci falar sobre projetos autorais que ele fez para a SKR

Data: 10 de outubro

Local: Sala Jardel Filho | CCSP (Rua Vergueiro, 1.000 – Paraíso)

Tema “As novas dinâmicas do Cotidiano”

Data: 23 de outubro

Local: Sala Jardel Filho | CCSP (Rua Vergueiro, 1.000 – Paraíso)

12ª Bienal Internacional de Arquitetura – Todo Dia

 Exposição Sesc 24 de Maio – Todo Dia

De 10 a 29 de setembro de 2019

Rua 24 de Maio, 109, Centro, São Paulo

Fone: (11) 3350 6300

Funcionamento

De Terça a sábado, das 9h às 21h

Domingos e feriados, das 9h às 18h

Agendamento de grupos

[email protected]

Acompanhe nossas redes

Facebook: facebook.com/sesc24demaio

Instagram: instagram.com/sesc24demaio

Portal: sescsp.org.br/24demaio

Exposição: Centro Cultural São Paulo – CCSPArquiteturas do Cotidiano

De 13 de setembro a 8 de dezembro de 2019

Rua Vergueiro, 1.000 – Paraíso, São Paulo – SP, 01504-000

Fone (11) 3397 4002

Funcionamento

De quarta a domingo, das 10h às 18h; terças, das 10h às 20h

Sobre o IAB – São Paulo

O departamento do IAB em São Paulo, fundado em 1943, representa a categoria paulista junto ao poder público em instâncias de participação social, além de atuar como plataforma de discussões e difusão da cultura arquitetônica e urbanística, como nas Bienais Internacionais de Arquitetura, realizadas desde 1973 pelo IAB-SP. Esta 12ª edição é também atividade preparatória para o 27º Congresso Mundial de Arquitetos – UIA2020, no Rio de Janeiro.
O Instituto de Arquitetos do Brasil congrega arquitetos e urbanistas articulados em prol da construção democrática e sustentável das cidades. Desde sua fundação, em 1921, o IAB busca promover a prática profissional como meio para enfrentar a desigualdade socioespacial no Brasil.

Contemplada com os incentivos fiscais pela lei Rouanet/Pronac, a 12ª Bienal Internacional de Arquitetura é uma realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, correalização Sesc e CCSP – Secretaria Municipal de Cultura, Idealização e Produção IAB-SP.

Sobre a SKR

A SKR é uma construtora e incorporadora de edifícios de alto padrão, que há 34 anos entrega projetos nos quais é possível enxergar a paixão pela arquitetura. Para nós, cada empreendimento é uma chance de fazer diferente e deixar uma marca positiva na cidade e na nossa comunidade. Para isso, a escolha da localização é feita de forma cuidadosa, bem como o uso do espaço, a fim de garantir o melhor aproveitamento possível de cada terreno.
O critério para a escolha do arquiteto garante exclusividade à nossa proposta de surpreender o público. Até hoje são mais de 2.260 unidades entregues e 50 projetos comerciais e residenciais, além de aproximadamente 600 mil m² construídos. No entanto, não importa quantos edifícios a SKR entregue, ao se visitar um empreendimento da incorporadora, é possível perceber que cada projeto é único. Em 2007, a SKR Engenharia e a Cyrela Brazil Realty passaram a atuar em conjunto no mercado, representadas por sua joint venture SK Realty Emp. Imob. Ltda.

loading...

O The São Paulo Times® traz matérias e notícias, além de identificar tendências por meio de uma equipe de jornalistas e colunistas especializados em diversos assuntos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*