-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-

2º CB-Sol reunirá especialistas do setor de energia do Brasil e do mundo

em Brasil/Negócios/São Paulo por
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Congresso Brasileiro de Aquecimento Solar tem inscrições abertas. Palestrantes nacionais e internacionais apresentarão projetos inovadores de aquecimento solar em desenvolvimento no Brasil e do mundo.

Entre os dias 27 e 28 de agosto, acontecerá a segunda edição do CB-SOL (Congresso Brasileiro de Aquecimento Solar) realizada pela Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento). Na programação do evento temas relevantes de aspectos técnicos direcionados a profissionais do setor de aquecimento solar, energias renováveis, construções sustentáveis e arquitetura. O objetivo do congresso é apresentar inovações tecnológicas de materiais e padrões construtivos, aplicação de aquecedores solares em habitações de interesse social e a contribuição da energia solar em programas do governo e ações de eficiência energética. São esperados profissionais que trabalham direta ou indiretamente com a questão de energia e eficiência energética. O evento acontece paralelo a Intersolar South America, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Para o presidente do comitê técnico- cientifico do CB-Sol, o engenheiro Amauricio Gomes Lucio, “o 2º. Congresso Brasileiro de Aquecimento Solar – CB-Sol tem como o tema central as contribuições do aquecimento solar e a escassez de energia, no que se refere aos desafios do momento energético nacional, além de contemplar os principais assuntos de interesse do setor solar térmico. O objetivo é levar informação de qualidade e conteúdo técnico atual aos congressistas a partir da participação de autoridades, palestrantes e especialistas de significativa importância.

O CB-Sol acontecerá em dois dias, divididos em quatro painéis por dia. No dia 27 de agosto haverá painéis direcionados a questões de mercado, entre eles: Panorama e Aspectos Institucionais do Aquecimento Solar; Certificação e Compulsoriedade; Treinamento e Qualificação no Aquecimento Solar; e Aquecimento Solar nas Políticas Públicas de HIS – Habitações de Interesse Social. No segundo dia, 28 de agosto, acontecem os painéis técnicos: O Aquecimento Solar em Edifícios Multifamiliares (cases de sucesso); Tecnologias de Aplicação em Aquecimento Solar I; Tecnologias de Aplicação em Aquecimento Solar II; e Normas e Regulamentações Aplicadas ao Aquecimento Solar. As palestras serão ministradas por profissionais renomados do setor, e convidados nacionais e internacionais apresentarão projetos inovadores de aquecimento solar desenvolvidos no Brasil e do mundo.

Empresas do setor de aquecimento solar, associadas a ABRAVA, participarão da Feira Intersolar South America com exposição de seus produtos e serviços. O objetivo é aproximar as empresas de fornecedores, projetistas e representantes de governo ligados às áreas de energia, sustentabilidade, meio ambiente e construção, além de instituições financeiras fomentadoras do setor.

Sobre energia solar térmica
No que se refere à preservação do meio ambiente, o uso de aquecedores solares apresenta vantagens, funcionando a partir de uma fonte natural, ecológica, gratuita, que não agride o meio ambiente e que é inesgotável: o Sol. E dentro deste contexto, com 9,8 milhões de m² de área de coletores solares térmicos instalados, o Brasil encontra-se na 5a posição no ranking mundial na utilização de energia solar térmica, de acordo com o relatório da IEA – International Energy Agency – 2014.

Em relatório da Agencia Internacional de Energia – IEA divulgado neste mês, referente ao ano de 2012, o Brasil ampliou sua capacidade instalada de produção energia solar térmica para aquecimento de água em 806 MWth*, superando a Alemanha e Estados Unidos. O momento se mostra importante para o tema, pois o Brasil enfrenta escassez de chuvas que impõe restrições energéticas em importantes usinas hidrelétricas, levando no último um ano e meio ao acionamento intensivo das usinas termoelétricas, movidas por combustíveis fósseis como o óleo, gás e carvão, e que trazem inúmeros questionamentos, a energia solar é uma das opções para a diversificação da matriz energética do país.

loading...
Tags:

Comentários no Facebook

Últimos de Brasil

Voltar p/ Capa