5 Cuidados para corredores de rua

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Prática precisa ser orientada corretamente para não causar lesões e prejudicar a saúde

Uma das práticas desportivas mais populares, a corrida de rua traz diversos benefícios para a saúde: emagrece, é praticamente gratuita, oxigena o cérebro e traz bem-estar. No entanto, não basta “sair correndo”. Por mais que pareça intuitivo, correr requer técnica e orientação profissional adequada para evitar lesões e riscos à saúde. Altino Andrade, profissional de Educação Física da Rede Just Fit Academia, indica alguns cuidados que devem ser adotados antes de correr por aí.

Confira:

1.    – Liberação médica: “antes de praticar a corrida de rua, é preciso que o atleta faça uma avaliação médica para avaliar possíveis riscos à saúde, conta Altino Andrade.  Pessoas com hipertensão, histórico familiar de doenças cardiovasculares, com lesões articulares, são os que estão entre o grupo que mais precisa de atenção.

2.    – Escolha do calçado: cada pessoa tem uma pisada diferente, que indica como o peso do corpo é distribuído no pé. Por isso, é preciso se atentar ao tipo de calçado mais indicado para cada pisada para evitar dores e lesões, principalmente nas articulações do joelho e tornozelo, que sofrem com o impacto, portanto não compre apenas porque achou bonito.

3.    – Estado da via: “correr no asfalto tem um impacto muito maior nas articulações do que correr na terra/grama ou areia. Independente do tipo de piso é preciso ficar atento a buracos e depressões para evitar quedas e torções que podem ser sérias”, destaca Altino Andrade.

4.    – Respeito ao ritmo: quem está começando precisa respeitar seus limites. Por mais desafiador que seja subir um morro acelerado, é preciso mesclar caminhada e corrida, sempre que necessário, até estar adaptado à variação topográfica.

5.    – Hidratação: “é preciso manter-se bem hidratado durante toda a corrida, mas com equilíbrio. Se beber muita água durante a prática, vai atrapalhar o ritmo porque pode  sentir mal-estar”, porém jamais deixe de se hidratar, destaca Altino Andrade. O ideal então é caprichar na ingestão de líquidos principalmente antes e depois do exercício.

Altino Andrade, lembra ainda que a orientação profissional ajuda a determinar o ritmo correto para cada atleta, corrigindo erros que podem prejudicar a saúde e ajudando a colher os benefícios da prática esportiva.

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