-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-

“A internet é um trabalho coletivo”, diz primeiro brasileiro no Internet Hall of Fame

em Brasil/Tecnologia e Ciência por

O mesmo espírito de colaboração presente na internet é considerado pelo professor Demi Getschko (Depto. Ciência da Computação e Pós em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP) para comentar sua nomeação, a primeira de um brasileiro, ao Internet Hall of Fame. “Sinto-me honrado, mas nada na internet é obra de uma pessoa só, ela é um trabalho coletivo. A homenagem é um reconhecimento ao que o time brasileiro vem fazendo na internet”, declara.

Demi é o segundo latinoamericano a fazer parte do IHoF (a uruguaia Ida Holz ingressou em 2013). “É bom que tenhamos brasileiros nesse processo”, ele avalia, lembrando as posições de destaque que o Brasil ocupa na internet. “Nosso crescimento tem sido acima da média, estamos nas primeiras posições nos rankings de países e de participação. Além disso, o modelo de governança brasileiro, de caráter multistakeholder [múltiplos públicos de interesse], é o que está sendo discutido hoje no mundo”, completa.

O docente da PUC-SP, um dos responsáveis pela primeira conexão do Brasil à rede, é um dos 12 homenageados da categoria “Conectores globais”, voltada àqueles que “deram contribuições significantes para o crescimento e uso global da Internet”. “A categoria Connectors é destinada à junção de grupos, aos que trouxeram diferentes comunidades à internet. Nós começamos com a sociedade acadêmica e científica, no final dos anos 1980”, explica.

No total, 24 líderes e inovadores, de 13 países, entraram este ano no IHoF, programa de reconhecimento e museu virtual que celebra a história viva da Internet e as pessoas cujas contribuições extraordinárias fizeram possíveis a Rede, sua natureza transformadora e sua disponibilidade e uso em todo o mundo. O IHoF foi lançado pela Internet Society em 2012; a cerimônia deste ano foi realizada em 8/4, em Hong Kong.

loading...

O The São Paulo Times® traz matérias e notícias, além de identificar tendências por meio de uma equipe de jornalistas e colunistas especializados em diversos assuntos.

Comentários no Facebook

Últimos de Brasil

Voltar p/ Capa