A Queda.

em Monocotidiano/News & Trends por

O menino chegou em casa correndo, animado, gritando o nome do pai. Este, claro, já sabia que alguma coisa vinha aí.

– Fala filho. Que amigo? Sei. E o que aconteceu? Caiu o dente? Que legal.

Dinheiro? Que dinheiro? Ah, o pai dele que deu. Mas por que? O dente, certo, entendi. Não, acho que seu dente não vai cair ainda. Você? Claro que não. O pai do seu amigo é o pai do seu amigo e eu sou eu. Não filho. Dinheiro por causa de um dente que caiu está fora de cogitação. Porque não, oras. Filho, presta atenção. O que o menino fez pra cair o dente? Exatamente, nada. Ele caiu sozinho, certo? E o seu vai cair sozinho, certo? E você acha justo receber dinheiro por uma coisa que não é nem você que faz? Uma coisa que acontece sozinha? É como se eu te desse dinheiro porque suas unhas cresceram. Não, sem chance de ganhar dinheiro com a unha, esquece. Nem com o cabelo. O que eu tô dizendo é que todo dia eu vou trabalhar. Faço coisas que precisam ser feitas e por isso me pagam um dinheiro, certo? Agora, se o meu trabalho fosse feito sozinho, sem precisar de mim, alguém me pagaria? Não. É a mesma coisa. É, mas o pai do seu amiguinho é um idiota, pode falar isso pra ele. Não, mentira, não pode não. Filho, você nem tem motivo pra ter dinheiro. Eu pago as coisas que você precisa. Mas perder o dente não é nada de especial. Olha seu avô, ele perdeu todos os dentes que tinha na boca, não ganhou nada e pior: ainda teve que pagar pra colocar dentes novos.

Filho, não é porque o seu amiguinho ganhou dinheiro porque o dente caiu que você também tem que ganhar. Eu sei filho. Mas se ele te perguntar, fala pra ele que seu pai te deu dinheiro e te incentivou a investir em títulos do tesouro direto, indexado à inflação. E aí você vai ver: seu amiguinho que vai ficar com raiva do pai dele e inveja de você. Bom, quando você parar de chorar a gente continua a conversa.

Quando a mãe viu o menino chorando, perguntou para o pai o que tinha acontecido.

Ele disse que não sabia direito. Mas que tinha alguma coisa a ver com o dente do amiguinho. Mas pra ela ficar tranquila. Criança inventa problema onde não tem.

loading...

Comentários no Facebook