Clima: Painel que mostra emissão de gás metano é instalado em São Paulo

em Brasil/News & Trends por

Nesta sexta-feira (20), uma greve promete tomar conta do mundo todo. Qual o tema? O combate ao aquecimento global. Para contribuir com esta onda de conscientização, o restaurante vegano Pop Vegan Food, na região da Av. Paulista,, vai instalar um painel eletrônico, que fará em tempo real a contagem de emissões de gás metano pela pecuária – um gás que gera, por Kg, vinte vezes mais impacto na mudança climática do que o CO²

Inspirado no impostômetro, – medidor estatístico de impostos pagos pelo país em tempo real, o painel estará instalado na fachada do restaurante e será aberto ao público. 

Veganismo pelo Planeta

Além do metano, a criação de animais para consumo gera uma série de outros impactos enormes no meio ambiente.Veja alguns deles:

  • Um total de 30 milhões de hectares são ocupados hoje como pastagem – o mesmo tamanho que o continente africano.
  • Produzir uma refeição que inclua carnes, leites e ovos requer uma área três vezes maior do que uma refeição sem produtos de origem animal.
  • Sem a necessidade de criar e alimentar animais para consumo, seria possível alimentar mais de 3,5 bilhões de pessoas no planeta com terras agrícolas atuais.
  • 70% da área desmatada na Amazônia é usada para pasto, e parte do restante para produção de ração. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPE)

Um estudo patrocinado pela NASA, publicado na revista Carbon Balance and Management,  mostrou que o Brasil lançou na atmosfera, em um ano, 2.071 bilhões de toneladas brutas de CO² (gás carbônico equivalente).

Por setor, o maior responsável pelas emissões do país continua sendo o agronegócio, que responde por 71% dos gases de efeito estufa produzidos.

Conscientização na prática

Segundo artigo publicado na revista Nature, em 2018, a maneira mais eficaz para evitar mudanças drásticas no clima é uma redução de pelo menos 90% no consumo de carne consumida no mundo. Mas resta uma dúvida. Como fazê-lo? Algumas dicas, quando incorporadas à nossa rotina, podem auxiliar neste processo. Confira:

  • Um dia sem carne 

A campanha Segunda Sem Carne teve início nos Estados Unidos, no ano de 2003. A partir de então, o projeto passou a ser conhecido, em mais de 35 países, chegando ao Brasil em 2009. O objetivo principal do movimento é convidar a população a substituir, pelo menos uma vez por semana, a proteína animal pela proteína vegetal, promovendo a conscientização sobre os impactos causados pelo consumo  de carne e seus derivados.

  •     Diversifique suas fontes de proteína 

Fomos condicionados a associar proteína com carne, mas a  proteína é abundante em alimentos de origem vegetal também, principalmente nas leguminosas.Os feijões são ricos, também, em ferro, fibras e outros micronutrientes que são agentes preventivos a doenças cardiovasculares, diabetes, controle de peso e até alguns tipos de câncer.  

Pop Vegan Food:

Endereço: R. Fernando de Albuquerque, 142/144 – Consolação, São Paulo – SP, 01309-030

Telefone: (11) 2157-4358

Almoço

Segunda a sexta das 11h30 às 15h.

Sábados e feriados das 11h30 às 16h.

Pizzaria

Terça a sexta e domingo das 18h às 23h

Sábado das 18h à 0h

Delivery: telefone, site, app próprio, ifood

ou pelo WhatsApp: (11) 99213-1662

Rodízio de Pizza

De terça a sexta, das 18h às 23h. 

Reservas: popveganfood.com.br 

 

 

loading...

O The São Paulo Times® traz matérias e notícias, além de identificar tendências por meio de uma equipe de jornalistas e colunistas especializados em diversos assuntos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*