Comer com os olhos: 7 estratégias de como restaurantes estão aumentando seu faturamento com presença digital
Da Roma Antiga ao século XXI, uma expressão que se adaptou ao tempo e chegou até as estratégias de mkt para restaurantes
De uma tradição, vinda da Roma Antiga, no qual em rituais fúnebres eram realizados eventos com grandes banquetes onde era permitido apenas olhar os pratos, a expressão “comer com os olhos” fazia e ainda faz jus ao seu significado.
Trazendo para os dias atuais, o banquete está disposto em uma rede social, as fotos mostram todas as possibilidades, quanto melhor montado o prato e retratada a foto, mais atraente o cardápio será.
Um ponto importante é lembrar: apesar das fotos terem um papel crucial na presença digital, o diálogo com o público, a criação de conteúdo de qualidade e a interação estão juntos no pacote. Por esse motivo, não basta apenas estar na internet, tem que criar relacionamento com o cliente.
Confira 7 passos para dar uma guinada no seu faturamento melhorando o seu marketing digital:
1 – Site: mantenha o cardápio atualizado e divulgue sempre as suas promoções e eventos. Muitas vezes o usuário busca estabelecimentos pela internet, e caso ache algo interessante, com certeza será mais uma pessoa no seu salão. Sites desatualizados, não geram credibilidade, pois o mesmo pode estar com endereços e horários defasados.
2 – Mecanismos de Busca: Mantenha todos os dados atualizados, e caso haja comentários procure sempre responde-los.
3 – Redes Sociais: crie um planejamento e a forma que comunicará em suas redes sociais, definir personas, criar práticas de post, fotos bem trabalhadas e um cronograma mensal pode ajudar na organização do marketing digital nas redes do seu estabelecimento. Caso possua delivery, crie uma loja digital no Facebook, e elabore Stories com seus pratos linkando para o seu e-commerce.
4 – Investimento em Mídia: com as redes sociais, hoje ficou mais fácil limitar anúncios apenas na região do estabelecimento visando otimizar o orçamento. Tente criar filtros de anúncios que atinjam o seu público alvo, como idade, região e interesses.
5 – E-mail Marketing: se ainda não tem, procure uma forma de criar a sua base de dados (Mailing) de seus clientes, há diversas ferramentas e ações, onde você consegue captar os dados como Facebook ou pop-ups de novidades no site.
6 – Eventos: Promova eventos nas redes sociais, ou crie cupons e promoções. Eles alertam o cliente interessado dias antes, e cria um ambiente novo no estabelecimento.
7 – Programa de Fidelidade: caso possua delivery, crie programa de fidelidade digital para os seus clientes, todas pessoas gostam de ganhar algo, pode ser um frete grátis ou um desconto em um prato.
Conhecimento nunca é demais, e para conseguir compreender ainda melhor por onde começar sua estratégia digital, o CEO do Chefsclub, Luis Felipe Moreirão, estará no evento “Empreendedorismo na Mesa”, falando sobre “Como utilizar o universo digital para potencializar negócios em tempos de crise?”
O evento reúne Robinson Shiba, fundador das redes China in Box e Gendai; Carlos Bertolazzi, Chef de cozinha e empresário; Dennis Nakamura, sócio e CEO da Relp! e mentor de startups e Wladson Sidney, empresário e fundador do programa Multivacional, empreendedores que compartilharão suas experiências no mundo da gastronomia.
O evento, organizado pela Relp! Aceleradora de Restaurantes, é ideal para quem deseja empreender, inovar, quebrar paradigmas e fazer algo com um propósito. É essencial ter a cabeça aberta para aprender, não só com experiências de sucesso, mas também com erros.
SERVIÇO
Data: 25 de setembro
Horário: 09 às 17h
Endereço: Av. Angélica, 2529 – Bela Vista, São Paulo n=
Para se inscrever, basta clicar no link: http://bit.ly/EmpreendedorismoNaMesa