Cosplay, steampunk e medievalismo

em Cultura e Entretenimento/News & Trends/São Paulo por

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM), da ESPM, apresenta o resultado do trabalho de dois anos do grupo de pesquisa Memória, Comunicação e Consumo (Mnemon), uma investigação científica apoiada pelo CNPq, que resultou na obra “Cosplay, steampunk e medievalismo: memória e consumo nas teatralidades juvenis”, que será lançado no próximo dia 18 de agosto, na Livraria Cultura Geek, a partir das 18h.

“Cosplay, steampunk, revivalismo e medievalismo são tratados como práticas e cenas culturais de onde emergem teatralidades cujo exercício traz à tona modos de produzir memórias articulados a práticas de consumo”, explica a coordenadora do Mnemon e professora do PPGCOM, Mônica Rebecca Ferrari Nunes, que também é organizadora do livro.

A obra, em cada um de seus textos, traz análises que buscam estabelecer entre si relações de similaridade e diferenças. Os autores lançaram-se a campo e realizaram etnografias em eventos de animes, banquetes e escolas de combates medievais, encontros revivalistas e nos grandes festivais steampunks. Eles percorreram as regiões de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Lincoln, localizada a 240 km ao nordeste de Londres.

“Os capítulos reunidos nesta obra voltam-se à problemática do maravilhoso que faz da ficção performada lugar de mundos possíveis, à discussão sobre o papel da fotografia e da mimese, assim como revelam a importância da alimentação, da moda, do consumo literários e do colecionismo”, ressalta Mônica. Os textos também trazem a conexão entre linguagens midiáticas, como cinema de animação, e tais práticas, a invenção do medievalismo na arte, nos jogos de RPG (Role-PLaying Game), no LARP (Live Action Role-Playing Game) e a formação de escolas de combates são igualmente abordadas.

Dentre os autores da obras estão: Caroline Paschoal Sotilo, Cynthia Luderer, Davi Naraya Basto de Sá, Dora Carvalho, Filipe de Oliveira Costa, Gabriel Theodoro Soares, Gilson Dias Pedroza, Lilia Horta, Lucas de Vasconcelos Teixeira, Luis Mauro Sá Martino, Marco Antônio Bin, Mônica Rebecca Ferrari Nunes, Pedro Ernesto Gandine Tancini, Sami Argentino Nappo e Wagner Alexandre Silva.

Serviço:

Livro: Cosplay, steampunk e medievalismo: memória e consumo nas teatralidades juvenis

Editora Sulina

Lançamento: 18 de agosto, sexta-feira, a partir das 18h

Onde: Livraria Cultura Geek, Conjunto Nacional

Endereço: Av. Paulista, nº 2073

loading...
Tags:

Comentários no Facebook