-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-

Educadora surda realiza visita guiada em libras no Museu da Energia de SP, no primeiro sábado de agosto

em Cultura e Entretenimento/News & Trends por

No sábado, 4 de agosto, o Museu da Energia de São Paulo, mantido pela Fundação Energia e Saneamento, oferece, às 11 e às 14 horas, visita guiada em libras com a educadora surda Priscila Souza. A ação acontecerá todo primeiro sábado de mês ao longo de 2018. Além da visita guiada, o museu possui vídeo em libras, disponibilizado em seu site oficial, e em dispositivo tablet, com a função de mediar as exposições do espaço e proporcionar autonomia aos surdos. A entrada é gratuita.

Tanto o vídeo em libras quanto a visita guiada pela educadora exploram informações sobre a história e arquitetura do casarão oitocentista que abriga o Museu da Energia, nos Campos Elíseos, a memória do bairro, e a mediação dos conteúdos apresentados na exposição “Tempos de Energia: São Paulo em transformação”. A mostra aborda, entre outros, temas como a história da iluminação pública em São Paulo, o surgimento e evolução dos eletrodomésticos nas residências e dados e curiosidades sobre a geração e distribuição de energia no Brasil e no mundo, além da necessidade de um uso racional do recurso.

Um dos projetos desenvolvidos pelo setor educativo do Museu da Energia em 2018 é o de promover a inclusão de todos os públicos ao espaço, entre eles os visitantes com algum tipo de deficiência. A equipe tem trabalhado no desenvolvimento de materiais de acessibilidade e, hoje, o museu dispõe de mapas táteis de seus dois pavimentos, além da reprodução, em 3D, de objetos de acervo expostos, livro braile e placas táteis com detalhes da arquitetura do casarão, e o vídeo em libras. Todos os ambientes do Museu da Energia são acessíveis ao público cadeirante.

Os materiais acessíveis para cegos (mapa tátil, relevos e peças em 3D) foram desenvolvidos pelo setor educativo do Museu da Energia de São Paulo em parceria com o laboratório de fabricação digital do Espaço Cultural Porto Seguro – FabLab. O educativo ainda contou com o apoio da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, que doou peças em 3D de estruturas de usinas hidrelétricas. O conteúdo em braile foi produzido em conjunto com a Fundação Dorina Nowill.

SERVIÇO | VISITA GUIADA EM LIBRAS NO MUSEU DA ENERGIA DE SÃO PAULO
Data: Sábado, 4 de agosto de 2018, às 11 e 14 horas
Onde? Museu da Energia – Alameda Nothmann, 184, Campos Elíseos, São Paulo – SP
Funcionamento do Museu da Energia: terça a sábado, das 10 às 17 horas.
Informações: 11 3224 1489 ou [email protected]
ENTRADA GRATUITA

loading...
Tags:

Comentários no Facebook

Últimos de Cultura e Entretenimento

Voltar p/ Capa