Especialista explica como proteger a coluna dos ciclistas

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Foto: Reprodução
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Diversas cidades brasileiras vêm ganhando ciclovias e com isso, encorajando a população a andar de bicicleta aos finais de semanas ou até mesmo, diariamente, usando-a como meio de transporte. Porém, a prática do ciclismo não favorece o fortalecimento da musculatura que sustenta a coluna e a posição da bicicleta sobrecarrega toda a região, já que curva muito a lombar e a torácica, estendendo demais o pescoço.
O especialista em coluna, Dr. Vinicius Benites, da Unifesp, explica que o ciclismo não é uma atividade que cause proteção da coluna, no entanto se praticado corretamente, também não causa nenhum prejuízo. “A proteção da coluna é alcançada com o fortalecimento da musculatura abdominal e lombar, mas o ciclismo utiliza muito a musculatura flexora dos quadris, que é estabilizadora da coluna lombar”, diz.
Benites comenta que por esses motivos, a atividade deve ser seguida de reforço muscular para a musculatura axial, como por exemplo a musculação. “O uso da bicicleta com amortecedor diminui ainda mais o impacto nas costas, assim como bancos de silicone ou algo macio”, afirma.

Dicas para os praticantes do ciclismo:

– Para ciclistas de fim de semana ou iniciantes: É importante que a posição na bicicleta seja confortável. Se um iniciante tentar adotar a posição do ciclista profissional que visa a alta performance, ele não se sentirá natural e o incômodo tende a piorar com o passar do tempo em cima da bicicleta, o que pode acabar com o entusiasmo inicial. Devem então permanecer com a postura ereta em cima da bicicleta, apoiando as mãos no guidão.

-Para ciclistas profissionais: Adotam a posição apoiados com os cotovelos sobre o guidão, pois é a mais favorável para uma melhor performance. Como são atletas, acabam complementando seus treinos com fortalecimento da musculatura do “core” (centro), que é quem sustenta a coluna lombar, por isso conseguem resistir longos trajetos de forma confortável.

-Para os ciclistas que usam a bicicleta como meio de transporte: Devem fazê-lo de forma a se sentirem confortável e com a coluna o mais ereta possível, mas se possível, devem fortalecer a musculatura que protege a coluna lombar, a fim de evitarem transtornos com o passar dos anos.

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