-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-

Foto: Reprodução

Como lidar e amenizar o estresse no trabalho ou Síndrome de Burnout

em Negócios/News & Trends/Saúde & Bem-estar por

Jornada de trabalho extensa, pressão por bons resultados, alta competitividade e falta de reconhecimento levam trabalhadores a um estado de estresse constante, que, com o passar do tempo, acarreta na baixa produtividade e danos à saúde física e mental, também conhecida como ‘Síndrome de Burnout’. Um estudo realizado pelo International Stress Management Association (Isma-BR), em 2012, apontou o Brasil como o segundo País com maior nível de estresse no mundo. No mesmo ano, dados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) revelaram que os gastos com auxílio doença concedidos por transtornos mentais ultrapassou 218 milhões de reais, causados pelo estresse no trabalho.

Na opinião da Headhunter e Executive Coach Luciana Tegon, sócia diretora da Tegon Consultoria, o estresse no ambiente profissional é encarado por muitos como o “mal do século”, mas há dicas importantes para amenizar o quadro que prejudica o desempenho de muitas pessoas. “Procure ajuda se não estiver conseguindo lidar sozinho com as situações. O coaching é uma ótima opção para fortalecer seus pensamentos, entender opções e adotar comportamentos que o farão atravessar cenários turbulentos de forma positiva e construtiva”, revela.

A qualidade de vida é uma das prioridades das empresas hoje em dia, por buscar alta performance e redução de problemas com seus funcionários. Para Tegon, há profissões muito estressantes, mas nem sempre elas são as únicas culpadas por gerar um desequilíbrio no trabalho. “Há pessoas que sofrem com o estresse por outros motivos como a falta de identificação com o trabalho que realizam, problemas de relacionamento com equipes e gestores ou até submissão à uma cultura ou valores da empresa que não representam seus próprios valores”, explica.

Nas empresas, os estresses mudam para cada cargo: funcionários e empresários. Confira as cinco dicas da especialista para reduzir e lidar com o estresse, nos dois perfis.

Para o funcionário:

1. Crie estratégias para enfrentar as situações de pressão. Quem se prepara para situações que podem vir reagem de forma menos precipitada e emocional. Estude sua área, a situação da empresa, observe os fatos e pense estrategicamente qual deve ser seu comportamento para agregar valor à empresa e colaborar para que todos vençam as dificuldades. Este tipo de postura demonstra inteligência emocional e será percebido positivamente por seus gestores, elevando suas possibilidades de manter-se na empresa e até ser considerado para posições maiores.

2. Organize seu tempo de acordo com as prioridades. Em tempos de equipes enxutas, sobram atividades e falta tempo. Dizer não às vezes não é a melhor estratégia. Sugiro negociar com seu chefe as tarefas e entregas. Aqueles que reagem a tudo de forma negativa começam a perder espaço dentro das corporações. A palavra de ordem é “resiliência”.

3. Saiba avaliar o tamanho de cada problema. Não reaja a tudo da mesma forma. Pequenos problemas não devem ser recebidos e nem tratados com a mesma gravidade de grandes dificuldades. Avalie e trate cada situação individualmente e evite o efeito “ultima que para transborda o copo”.

4. Mantenha o pensamento positivo. Por mais difícil que seja não contaminar-se com o baixo astral dos corredores corporativos, assuma a postura de que na vida tudo é um ciclo e que este ciclo desafiador também vai passar. Isto contribui para sua qualidade de vida e para estimular as outras pessoas a fazerem o mesmo melhorando o ambiente de trabalho como um todo.

5. Mantenha uma rotina de alimentação, atividade física e sono adequadas. O sistema nervoso será bastante exigido. Um corpo forte e equilibrado responderá melhor ao estresse, estando menos vulnerável a doenças comuns aos períodos de pressão nas empresas como depressão, problemas respiratórios, enxaquecas, gastrites, taquicardia, pressão alta e baixa imunidade.

Para o empresário:

1. Atenção a forma de comunicar-se com os funcionários. Pequenos ruídos de comunicação podem gerar grandes males. Transparência é fundamental porém, o adequado uso de palavras e do momento certo podem transformar uma mensagem difícil em um chamado para que todos se dediquem com o objetivo de superarem juntos o cenário desafiador. O poder do engajamento dos colaboradores é determinante para as empresas vencerem crises.

2. Mantenha a estrutura e o ambiente de trabalho saudáveis. Muitas vezes com o objetivo de reduzir custos, pequenos benefícios são tirados dos funcionários gerando mal estar e temor. Avalie o custo X benefício e principalmente o impacto que a medida vai gerar financeiramente para a empresa X impacto moral no time.

3. Mantenha as lideranças alinhadas e afinadas no discurso e na postura. Maus gestores são destruidores de equipes.

4. Esteja atento a focos de “incêndio” nas áreas. Identifique, corrija ou demita colaboradores que adotam postura inadequada semeando discórdia e caos. O momento é de coalizão e esforço conjunto.

5. Comemore sempre! Pequenas vitórias devem ser sempre comemoradas e valorizadas. São pequenas lampejos de alegria e esperança que vão alimentando e motivando a equipe a fazer mais e melhor a cada dia!

loading...

Comentários no Facebook

Últimos de Negócios

Voltar p/ Capa