Exposição Alegria, em São Sebastião

em Galerias por

Screen Shot 2015-05-18 at 7.02.17 PMUma explosão de cores. Será exatamente isto o que o público encontrará na exposição “Alegria”, do artista plástico Rodrigo Casagrande no Deppat (Departamento de Patrimônio Histórico Cultural) de São Sebastião.

A mostra revela o talento do artista que, após  estrear no MAV  ( Museu de Antropologia do Vale do Paraíba), em Jacareí, em outubro do ano passado, e no teatro do Sesi (Serviço Social da Indústria) de São  José dos Campos,  irá expor 25 gravuras que começaram a ser produzidos há um ano. “Apesar de todo mundo achar bonito eu não via como arte e até parei de desenhar por uns tempos”, comentou Casagrande.

Desinformadas

As obras do artista impressionam justamente pela explosão de cores. No papel canson, o artista recorre ao lápis de cor para a mistura de tons em cada desenho.  “As cores são ‘desinformadas’ mesmo. Não tenho preocupação em retratar formas, apenas brinco com as cores”, disse. “Já tentei seguir algumas sugestões de retratar flores, animais, mas não deu certo. Rasguei tudo e joguei fora. É esse impacto que é a essência da cor”, completou.

Ele conta que há um ano retomou a pintura e muitos amigos começaram a incentivá-lo a expor os trabalhos. Vieram então os convites para o Museu de Antropologia do Vale do Paraíba e para a Feira Internacional de Aviação, em Maringá (PR). “Devo participar de exposições também na França e Itália”, adiantou.

O nome da exposição foi uma sugestão do amigo e publicitário Kauê Máximo. “Eu acompanho o processo de criação dele (Casagrande) e sempre observo a ausência do branco e do preto. As cores são sempre vivas. E essa imensidão de cores transmite alegria”, comentou Máximo.

Perfil

Rodrigo Casagrande, 30, descobriu a técnica da pintura com o lápis de cor na escola aos 8 anos de idade. “Todas as crianças são estimuladas a fazer desenhos e colorir na escola. E os meus sempre chamavam a atenção dos professores, alguns até ‘encomendavam’ meus desenhos e levavam para casa. Algumas pinturas também eram escolhidas para feiras de ciências e exposições na escola”, lembrou.

Fruto da parceria entre Prefeitura e Casagrande Cultural, a exposição conta com o apoio do Sesi São Paulo, Grupo CGK e DOM Propaganda e poderá ser prestigiada até o dia 10 de junho, de segunda a sexta-feira em horário comercial, das 9h às 17h, e aos sábados, das 16h às 20h, com entrada franca.

Serviço: O Deppat fica na avenida Dr. Altino Arantes (Rua da Praia), 130, no Centro Histórico da cidade. Outras informações pelo telefone (12)3892-2621

www.rodrigocasagrande.com.br

loading...

O The São Paulo Times® traz matérias e notícias, além de identificar tendências por meio de uma equipe de jornalistas e colunistas especializados em diversos assuntos.

Comentários no Facebook