Líderes da gastronomia, entre eles dono de China In Box e Gendai, dão dicas de como empreender na área com sucesso

em Brasil/News & Trends/São Paulo por

Robinson Shiba, criador da rede China in Box, afirma que o sucesso do negócio vem da gestão de pessoas

Quem nunca assistiu algum blockbuster americano, onde o protagonista tem a chance de entrar na sociedade da empresa na qual trabalha depois de muito esforço? Aqui no Brasil, apesar desta ideia estar um pouco fora da nossa realidade, alguns empreendedores vêm conseguindo expandir o seu negócio, transformando os seus colaboradores em sócios, ou mesmo operando uma franquia da empresa.

Um exemplo, é Robinson Shiba, que morou durante um ano em solo americano e trouxe de lá não apenas a ideia de delivery e da comida chinesa na caixinha, mas também uma visão de modelo de negócio diferente do que era comum por aqui.

O empresário, fundador das redes China In Box e Gendai, Shiba, contou sua experiência no último dia 25 de setembro, terça-feira, no evento “Empreendedorismo na Mesa”, organizado pela Relp! Aceleradora de Restaurantes, no qual também é sócio-fundador.

Ao falar da gestão de pessoas, Shiba questionou o público que era praticamente formado por donos e líderes de restaurantes no Brasil. “Afinal, quanto tempo vocês dedicam as pessoas?”. Hoje, há diversas franquias da rede, que são operadas por ex-funcionários do empresário. “Temos pessoas que trabalharam com a gente, e hoje são meus sócios em alguns restaurantes”, afirma.

“É de extrema importância de quem administra o negócio saiba como calcular seu CMV, elaborar a DRE entre outras funções administrativas, mas também é essencial compreender que somente conseguimos crescer com pessoas”, afirma Shiba. “Conhecer o seu colaborador, entender suas ambições e anseios ajuda muito esse processo. Muitas vezes conseguimos isso em reuniões de feedback que temos com nossos funcionários”, explica.

No evento, estavam presentes o Chef Carlos Bertolazzi, Dennis Nakamura, mentor de startups e CEO da Relp!, Luis Felipe Moreirão, CEO do Chefsclub, o empresário, palestrante e fundador do programa Multivacional, Wladson Sidney.

O Chef Carlos Bertolazzi fez questão de passar uma lição pra frente “Não importa quão boa seja sua comida e o chef, se não houver uma ótima gestão, o negócio não anda”, afirma. Com base em tudo que conheceu, viu, viveu e aprendeu na área sabia exatamente o que não fazer e deixou isso claro.

Na era da tecnologia e das redes sociais, um assunto não poderia deixar de aparecer: o marketing digital.

Luis Felipe Moreirão, CSO do Chefs Club explicou a importância de estar presente e ser visto, “É importante começar entendendo qual seu objetivo de estar nas redes e focar a estratégia nisso. É algo que precisa ter tempo e dinheiro investido, só dessa forma conseguirá acompanhar o desempenho e os resultados”, completa o especialista.

O público do evento era bem diverso, apesar de uma presença em peso de profissionais do universo gastronômico, havia pessoas que queriam apenas ter a oportunidade de passar um dia em uma aula com profissionais que respiram a gastronomia. O público praticamente lotou o salão do InovaBra, com cerca de 70 pessoas presentes.

Ao final do evento, os palestrantes se reuniram para tirar dúvidas de quem estava presente. Com bom humor, profissionalismo e conhecimento técnico, palestrantes responderam muitas questões e deram dicas importantes.

Um evento que inspirou quem já está no ramo, que trouxe ideias para quem estava defasado e demonstrou os porquês de entender seu negócio de ponta a ponta.

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