-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-

Luis Suarez: da salvação celeste à vergonha mundial

em Coluna/Esporte/Opinião por

allan

A seleção do Uruguai começou a Copa do Mundo perdendo para a surpreendente seleção da Costa Rica e todos imaginavam que as coisas iriam de mal a pior. No grupo da morte, o risco da celeste em perder todas partidas e se despedir sem pontuar neste mundial era grande, porém a volta do Luisito no Itaquerão e a emocionante vitoria dos uruguaios frente a Inglaterra, fez reacender a possibilidade de classificação no grupo da morte.

Chegou o jogo de vida ou morte contra a Itália, só uma vitoria colocaria os uruguaios nas oitavas. A partida transcorria como um filme de drama para os celestes, Buffon fazia uma excelente partida e o placar não saia do zero. Godin, que se especializou na Espanha em fazer gols em momentos decisivos, levou o Uruguai para as oitavas de final quando faltava menos de 10 minutos para o fim da partida. Uma cabeçada de costas, sem olhar para a bola.

Porém no momento em que Godin fazia o gol, Luis Suarez já tinha protagonizado o pior momento da Copa do Mundo no Brasil, até agora. Os erros grotescos de arbitragem até o momento e a situação de alguns gramados, muito longe do Padrão FIFA, foram superados pela mordida de Luis Suarez.

O mesmo jogador que fez o gol dias antes e deu esperança não só a uma equipe, mas também a uma nação, decidiu finalizar a sua excelente atuação no mundial até então com um péssimo exemplo. A mordida no italiano Chiellini fugiu totalmente da margem de malandragem que o futebol aceita.

Por incrível que pareça Luis Suarez já fez isso outras vezes. No futebol holandês e no futebol inglês, o atleta já tinha repetido o mesmo ato. Infelizmente um excelente jogador que conquistou a bota de ouro no campeonato nacional mais disputado do mundo se despediu da Copa do Mundo antes de sua seleção.

Sobre a punição, alguns exclamam que foi rigorosa demais, outros acharam justa, mas Suarez deve sofrer mesmo é com seus patrocinadores. A gigantesca adidas, já divulgou nota contrária à atitude do atleta, sendo até especulado o rompimento do contrato com o atleta. Outros patrocinadores podem seguir o mesmo caminho e abandonar o atleta. Barcelona e Real Madrid que brigavam para ter o atleta após a Copa do Mundo podem agora desistir dessa contratação.

Luisito terá muito trabalho para retomar o prestigio jogado fora com aquela mordida. Assumir que errou e pedir desculpas foi um bom começo, afinal Luiz Suarez não tem nada de coitado nesta história.

_______________________________________________________________________________________________________

Allan Moran. Pós graduado em gestão e marketing em entidades esportivas. Complementou o mesmo curso na Universidad Europea de Madrid e é sócio da Trivela Sports. © 2014

loading...

Comentários no Facebook

Últimos de Coluna

Vou morar aqui

Será preciso combinar com Beatriz, claro. Pesar as coisas, contornar os contras

Os dias passam

Os dias passam para o macumbeiro, como passam para os alpinistas. Para
Voltar p/ Capa