-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-

Mais de 20 milhões podem morrer de fome em Sudão do Sul, Nigéria, Somália e Iêmen em 6 meses

em Mundo/News & Trends/ONU por

Caso nenhuma medida seja tomada em breve, mais de 20 milhões de pessoas poderão morrer de fome no Sudão do Sul, nordeste da Nigéria, Somália e Iêmen nos próximos seis meses.

O alerta foi feito na segunda-feira (24) pelo diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o brasileiro José Graziano da Silva.

“A fome não só mata as pessoas como também contribui para a instabilidade social e perpetua um ciclo de pobreza e de dependência de ajuda que perdura por décadas”, destacou José Graziano da Silva ao Conselho da FAO.

O alto funcionário da FAO também chamou a atenção para a situação precária dos agricultores familiares e das comunidades rurais na bacia do Lago do Chade.

Segundo ele, as pessoas nessa região “se sentem desesperadas” devido ao impacto da mudança climática, da seca, da falta de investimento público e da ausência de oportunidades para a juventude.

“Se não apoiarmos essas pessoas, elas não terão outra opção a não ser se juntar às milícias locais ou a movimentos de migração”, acrescentou o diretor-geral.

Composto por 49 países eleitos, o Conselho da FAO reúne-se sazonalmente para prestar aconselhamento e supervisão sobre os programas de assistência humanitária e orçamento da agência.

loading...
Tags:

Comentários no Facebook

Últimos de Mundo

Voltar p/ Capa