-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-

Mais rápida e eficaz, terceirização é opção segura para empresas emergentes

em Negócios por

Desde faxineiro até o vice-presidente, são diversas opções de vagas. Além disso, a terceirização possibilita ao empregado uma chance no mercado de trabalho que pode resultar na efetivação do seu serviço.

Trabalho em equipe e uma eficaz distribuição de tarefas são dois itens fundamentais que contribuem para o sucesso de qualquer empresa, independente do porte e da área em que ela atua. Identificar profissionais que atendam a esses dois requisitos, entretanto, não é uma tarefa das mais fáceis. Além de desviar o foco de seus gestores, também pode resultar em um processo longo, caro e, acima de tudo, desgastante.

Para atender essas companhias e oferecer uma solução rápida (imediata) e econômica (com baixo custo), há a contratação terceirizada de funcionários. São diversas opções de vagas e serviços disponíveis, que vão desde faxineiro até o vice-presidente e a opção é uma das escolhas mais comuns para atender demandas atravancadas.

Alberto Khzouz, diretor executivo do Grupo Arezza,  destaca que a contratação de uma empresa ou profissional terceirizado, no entanto, requer alguns cuidados. “Para evitar qualquer problema, o contrato deverá contemplar sempre a maior quantidade de variáveis possíveis e seus níveis de serviços estipulados, para que não ocorram surpresas na prestação de contas do serviço”, destaca.

Já no caso dos serviços temporários, que estão em alta devido à época do ano, o contrato pode durar até três meses e pode ser prorrogado por mais três meses. O empregado temporário tem os mesmos direitos do efetivo: jornada de 8 horas, recebimento de horas extras, adicional noturno, repouso remunerado, 13º salário e férias proporcionais e proteção previdenciária. Mas sem direito a aviso prévio e o ressarcimento de 40% sobre o FGTS.

Umas das empresas que terceirizam a contratação de mão de obra temporária foi a BURGER KING®, segunda maior rede de hambúrgueres do mundo. Peter Bezerra, gerente do departamento pessoal, recorda que em 2012 foram contratados 80 colaboradores neste regime. “Já começamos as tradicionais contratações temporárias, entretanto o processo ainda não está finalizado. Certamente, iremos precisar aumentar a equipe devido às férias de final de ano”, explica.

Independente do caráter da contratação, todos os colaboradores participam de um treinamento. “Nossa visão é ser a marca de fast food preferida, mais rentável, com pessoas talentosas. Sabemos que para isso precisamos de gente que goste do varejo alimentar e que queira nos ajudar a tornar real um ambicioso sonho de crescimento”, destaca Peter.

Oportunidade

Conseguir uma ocupação por meio de uma vaga temporária também pode ser uma chance de transformar em emprego fixo. De acordo com entidades ligadas ao setor, a efetivação pode variar entre 15% a 37%.

“Outro lado positivo das contratações temporárias é que servem como uma espécie de laboratório para observarmos quem se compromete e trabalha conforme a filosofia da empresa. Quem se destaca, se torna funcionário permanente”, explica o gerente de RH.

Terceirizar contratações permite ao gestor que ele foque seus esforços nos negócios da empresa, deixando a cargo da contratada todas as responsabilidades burocráticas como seleção e admissão.

loading...

Comentários no Facebook

Últimos de Negócios

Voltar p/ Capa