-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-

Nessa Noite

em Cássio Zanatta/News & Trends por

Nessa Noite, há 2018 anos, algumas cabras e burros, uma estrela particularmente brilhante, um casal já entrado em anos e um bebê num berço de palha causaram um quiproquó tipo grande no mundo.

Nesta noite, no Ceará, um homem vai entrar armado em um supermercado, roubar dinheiro, dois pacotes de lenços e disparar cinco tiros no caixa (antes de fugir, vai pegar três Chokitos). O caixa não vai resistir e isso arruinará o Natal da família por pelo menos duas gerações.

Nessa noite, lá pelos idos de 1973, você ganhou um agogô, uma bermuda listrada e infernizou a família numa tosca imitação dos Secos & Molhados.

Nesta noite, um posto de gasolina dispensará os funcionários do trabalho, um garoto dará entrada no pronto-socorro com fratura na tíbia e dois namorados se descobrirão, transformando o Natal num Dia dos Namorados com presépio e sem cansaço.

Nessa noite, depois de rezado o terço, tia Maria do Céu cantava Noite Feliz como uma ária de ópera. Fazia os adultos chorarem e as crianças abafarem o riso, mesmo morrendo de fome, espiando a mesa posta na sala, de olho nas rabanadas.

Nesta noite, dois skinheads vão beber até cair. Mas antes de cair, vão quebrar o bar todo, desenhar no balcão uma suástica com mostarda e dar trabalho a três policiais que só queriam comer um panetone no plantão do distrito em paz.

Nessa noite, cinco personagens da sua vida dividiram o terraço da casa da vó com você e admiraram o cometa feito de lâmpadas brancas no telhado do Sanatório. A isso você deu quase nenhuma atenção e hoje é essa coisa.

Nesta noite, o presidente da França vai dizer em francês para o assessor “vai catar coquinho” e sair às ruas. Vai sair escondido do Palácio do Eliseu pela porta dos fundos, com gorro e cachecol para não ser reconhecido, pedir conhaque num boteco e o cara do lado no balcão, já bem bêbado, vai procurar focar a vista para ter certeza de que aquele sujeito é realmente o presidente. Os dois se darão um abraço emocionado porque é o efeito que essa Noite costuma causar.

Essa noite, você quase passou sozinho na estrada em 88, porque o carro quebrou e foi impressionante aparecer aquele guincho do nada. Noitezinha chegada num milagre.

Nesta noite não haverá sons de sinos, trenós e corais pelas ruas, foram substituídos por barulhos estranhos ao Natal. Poderá haver fogos, na confusão que existe na cabeça de algumas pessoas que acham que hoje há motivo para soltar fogos.

Nessa noite, você criança acordou mais cedo do que todo mundo e abriu todos os pacotes sob a árvore, num festival de papel rasgado, só para ver o que cada um tinha ganhado de presente. Feito isso, adormeceu no tapete da sala e assim foi encontrado pelo pai, que o levou nos braços para a cama e voltou para a sala para embrulhar tudo de novo, certamente assobiando baixinho as músicas que ele tanto sabia.

Nesta noite, você vai cobrir os filhos que estarão sonhando com o dia seguinte. Vai beijá-los na pressão exata entre o amor e o não perturbar, dar uma última espiada na sala vazia (todos já terão partido), imaginar alguma risada antiga mas que ainda ecoa, abrir a geladeira que treme toda vez que é aberta e beber um copo de água gelada. Sem gás.

 

 

loading...
Tags:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*

Últimos de Cássio Zanatta

A Terra é cinza

– A Terra é verde! Revelou ao mundo Yuri Gagarin, há quase

Bouchonné

– Não está bom. E devolveu com uma careta a taça sob
Voltar p/ Capa