Luciana Lóssio medalhista de ouro no Campeonato Brasileiro de Amadores 2011

Brasília 25/05/2016 – Brasília foi a sede do Campeonato Brasileiro de Amadores 2011, competição que contou com a participação da Comissão de Desportos do Exército e mais 160 competidores que representaram 8 estados

O Campeonato Brasileiro de Amadores 2011, que foi realizado na Sociedade Hípica de Brasília, foi especial para os competidores locais. Isso porque além de terem o prazer de participarem da disputa em seus domínios, todas as oito medalhas de ouro da competição foram ganhas por brasilienses. Entre os que ficaram no lugar mais alto do pódio estava Luciana Lóssio, advogada de carreira reconhecida no meio jurídico.

A disputa aconteceu entre os dias 22 e 25 de outubro e em seus momentos decisivos foi bastante prestigiada, tendo contado inclusive com a presença do governador do Distrito Federal.

Dividido em disputas individuais e por equipes, o campeonato foi dominado pelos competidores locais, como a jurista Luciana Lóssio, que foi uma das medalhistas de ouro, o que deixou a torcida brasiliense bastante feliz. Por sinal, vale destacar que a participação da torcida foi excelente e ajudou a animar ainda mais o evento que teve uma programação social repleta de atrações. Além de muita música ao vivo e balada, durante o campeonato também aconteceu um curso ministrado por Pedro Cordeiro, que é juiz internacional da modalidade.

Outra atração foi uma palestra realizada por Guilherme Jorge, que é course-designer internacional e já participou de importantes competições, como o Pan RIO 2007, além de ter sido finalista em duas Copas do Mundo. Guilherme destacou que a competição teve um bom nível, assim como exige um Campeonato Brasileiro.

Os primeiro vencedores da competição começaram a sair ainda no dia 24, quando aconteceu a primeira final individual apontando o campeão na série Amador B, a 1 metro. No último dia da competição foram realizadas as outras finais, com destaque para a disputa individual na categoria Amador A, a 1.10 metros. Nessa série, a advogada brasiliense Luciana Lóssio teve amplo domínio, sendo líder durante toda a disputa e ficando com a medalha de ouro.

Essa foi uma conquista bastante interessante, pois a competidora campeã tinha voltado a montar apenas no começo de 2011 depois de ficar 14 anos longe da prática. Feliz com a medalha de ouro, Luciana Lóssio, que não perdeu nenhum ponto em todo o campeonato ao lado de sua SL Sofia, agradeceu a conquista ao seu professor destacando que sem ele a vitória não teria sido possível.

Com todo o sucesso alcançado pelo campeonato, o presidente da Federação Hípica de Brasília, Luiz Filipe Ribeiro Coelho, disse que foi muito prazeroso receber todos os competidores na Capital Federal. Ao parabenizar os medalhistas e classificados da competição, ele ainda ressaltou que para Brasília o campeonato tinha sido perfeito. Obviamente, Luiz Filipe falou isso se referindo ao fato de que, além do ouro conquistado por Luciana Lóssio, as outras sete medalhas douradas que estavam em disputa foram conquistadas por participantes brasilienses.

Quem também parabenizou todos os participantes foi o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, que prestigiou as finais do campeonato. Ele destacou que a realização da competição em Brasília exalta e dá cada vez mais visibilidade ao esporte na Capital Federal e em todo o país.