No Rio, Flamengo, ONU e governo do Catar apresentam projetos sobre esporte e juventude

em Brasil/News & Trends/ONU por

No marco da Copa América 2019, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o Clube de Regatas do Flamengo e o Comitê Supremo para Entregas e Legado do Governo do Catar promovem na segunda-feira (17), no Rio de Janeiro (RJ), o evento Futebol para o Desenvolvimento. Encontro reunirá jovens de comunidades e lendas do futebol para apresentar projetos de educação e empoderamento da juventude por meio do esporte.

Entre os convidados, estão os ex-jogadores e técnicos Evaristo de Macedo, brasileiro, e Bora Milutinovic, sérvio. A dupla integra uma programação preparada para inspirar jovens de comunidades e bairros vulneráveis da capital fluminense, como a Favela do Vidigal, Cidade de Deus e Campo Grande. Outros profissionais do futebol e jovens treinados pelo Flamengo participam do evento, que será realizado nas instalações do time carioca no Leblon, zona sul do Rio.

O encontro visa divulgar dois projetos sobre esporte e desenvolvimento:

  • O programa Generation Amazing, uma iniciativa de legado humano e social lançada durante a candidatura do Catar para sediar a Copa do Mundo da FIFA de 2022. O projeto usa o poder do esporte para impactar positivamente os jovens e criar desenvolvimento social sustentável nas comunidades selecionadas. O programa já beneficiou mais de 250 mil pessoas em sete países do Oriente Médio e Ásia – Catar, Nepal, Paquistão, Jordânia, Líbano, Filipinas e Índia. Até 2022, o objetivo da estratégia é alcançar 1 milhão de jovens;
  • O programa Vamos Nessa, uma iniciativa global de prevenção da criminalidade entre jovens, que se baseia no poder do esporte como ferramenta para a promoção da paz. A estratégia foi lançada pelo UNODC para apoiar a implementação da Declaração de Doha. O projeto promove atividades esportivas e afins para aumentar a resiliência de jovens em situação de vulnerabilidade. O objetivo é o fortalecimento entre a juventude das chamadas habilidades para a vida, como forma de reduzir os fatores de risco e ampliar os fatores de proteção relacionados ao crime, à violência e ao uso de drogas.

Pioneirismo brasileiro

O Brasil foi pioneiro global na implementação das sessões de treinamento do programa Vamos Nessa, agora presente em outros países, como a África do Sul e o Quirguistão.

Desde 2017, cerca de 1,2 mil meninos e meninas, entre 13 e 17 anos de idade, das cidades do Rio de Janeiro (RJ) e de Brasília (DF), foram beneficiados pela iniciativa, que capacitou 114 treinadores e professores para implementar a metodologia do Vamos Nessa em seus ambientes esportivos.

SERVIÇO
Quando: Segunda-feira, 17 de junho, das 10h às 12h
Onde: Clube de Regatas do Flamengo (Leblon), Rio de Janeiro
Quem:De 30 a 40 jovens e três técnicos esportivos convidados pelo UNODC por meio da iniciativa Vamos Nessa; jovens treinados pelo Flamengo; membros do programa Generation Amazing; imprensa convidada; e lendas esportivas convidadas a inspirar os participantes.

Programação
10h — Discurso de abertura e apresentação dos programas Generation Amazing e Vamos Nessa; Discurso de abertura em nome do C.R. Flamengo.
10h15 — Início da demonstração do programa Generation Amazing.
10h45 — Intervalo e demonstração do programa Vamos Nessa.
11h30 — Encerramento das atividades demonstrativas e sessão de fotos.
12h — Entrevistas com jogadores e lendas esportivas e conclusão da atividade.

loading...

Comentários no Facebook