-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-

ONU: mais de 300 mil pessoas em áreas sitiadas na Síria recebem ajuda alimentar pela primeira vez

em Mundo/The São Paulo Times por
Foto: PMA/Dina Elkassaby
Foto: PMA/Dina Elkassaby

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) confirmou nesta terça-feira (05) que tem obtido “progressos significativos” em relação a distribuição de alimentos nas áreas de difícil acesso na Síria, por conta dos conflitos em curso. Em julho, a agência conseguiu alcançar cerca de 3,7 milhões de pessoas, sendo que destas mais de 300 mil pessoas estão localizadas em áreas de difícil acesso.

No mês passado, o Conselho de Segurança da ONU, por meio da aprovação de uma resolução, autorizou as agências humanitárias e seus parceiros a usarem rotas que seguem para quatro postos adicionais na fronteira com a Turquia, Jordânia e Iraque, visando assim a agilizar a entrega de ajuda nas regiões de difícil acesso.

Em Moadamiyeh, zona rural de Damasco, o PMA conseguiu entregar alimentos pela primeira vez em dois anos, pois o acesso havia sido bloqueado desde outubro de 2012. “Ao entregar a comida na região, nossos trabalhadores relataram condições terríveis das pessoas que estão gravemente afetadas pela fome prolongada”, disse a porta-voz do PMA, Elisabeth Byrs.

“Os desafios de segurança continuam prejudicando a capacidade do PMA para entregar comida. Ainda precisamos alcançar mais de meio milhão de pessoas para chegarmos ao nosso objetivo que é dar ajuda necessária a 4,25 milhões de pessoas no total”, observou a porta-voz. Além disso, o PMA também alertou que os recursos estão diminuindo e que para continuar suprindo as necessidades alimentares das famílias afetadas pelos conflitos e os refugiados que vivem atualmente em países vizinhos é necessário 35 milhões de dólares por semana.

O Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) também alertou que 10,8 milhões de pessoas no interior da Síria ainda necessitam de assistência humanitária urgente.

Fonte: Onu.org.br

loading...

O The São Paulo Times® traz matérias e notícias, além de identificar tendências por meio de uma equipe de jornalistas e colunistas especializados em diversos assuntos.

Comentários no Facebook

Últimos de Mundo

Voltar p/ Capa