Semana Paulistana da Cerveja Artesanal reúne diversos endereços, programação especial e feira com shows e venda de insumos

em Brasil/Mundo/News & Trends/São Paulo por

A cerveja artesanal (ou especial) tem crescido de forma destacada com a criação de diversos rótulos e um público crescente. Atualmente, nos principais países do mundo, a cerveja feita de forma particular e em menor produção tem conquistado os paladares e atraído novos fãs. E, cada vez mais, as cervejas brasileiras têm papel de destaque: o país, que está entre os cinco maiores produtores do mundo, têm a cerveja artesanal e as microcervejarias representando já significativos 9,5% do consumo do setor.

O Brasil encerrou 2018 com 889 cervejarias em operação. No entanto, essa soma considera apenas as que têm fabricação própria; então, se somarmos às ciganas (que usam instalações de terceiros), o número cresce ainda mais, segundo dados do Anuário da Cerveja no Brasil 2018, divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Esse nicho tem aumentado acima dos dois dígitos ano a ano. Já são mais de 3700 marcas de cervejas especiais produzidas no Brasil, de norte a sul do país.

E São Paulo reflete essa expansão. São inúmeras cervejarias, centenas de bares, pubs e brewpubs (pubs que fabricam a cerveja no seu próprio espaço), lojas e restaurantes que vendem com exclusividade o produto (e onde a cerveja tradicional não é bem vinda), cursos, escolas, institutos e faculdades para quem queira trabalhar no setor, além de lojas voltadas ao segmento com venda de insumos, panelas, ingredientes, lúpulos, etc. Nesse contexto nasce a primeira edição da Semana Paulistana da Cerveja Artesanal.

SOBRE A SEMANA PAULISTANA DA CERVEJA ARTESANAL

A proposta do evento é única no mundo: locais que trabalham com cerveja artesanal se unem para transformar a cerveja em protagonista, de 15 a 24 de novembro, na capital paulista. Os organizadores da Semana fomentam a participação dos produtores e todo o entorno do mercado cervejeiro. Cada um deles monta, com autonomia, sua grade de atividades em seus estabelecimentos.

Renato Paiva, empresário, entusiasta do setor e idealizador do projeto, conta ainda com o apoio institucional da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado. Para ele, “São Paulo é o motor do país no que se refere à cerveja especial. Além de ótimos estabelecimentos, diversos pubs de marcas nacionais e estrangeiras se instalaram por aqui. Isso sem contar as diversas escolas e cursos de profissionalização. A ideia central é reunir todo esse universo em uma programação extensa por toda a cidade”.

Em todas as regiões haverá uma programação especial integrando a Semana:

Growlers Stations Especiais em datas e opções com descontos (growlers são recipientes, geralmente de plástico ou vidro, que os consumidores levam ou compram em bares e pubs para carregar sua cerveja preferida para casa);

Sommelier Stations são locais, em datas específicas, em que serão realizados cursos, bate papos e palestras com profissionais;

Music Stationssão os locais que terão DJs e bandas;

Beer Street Fair, uma feira de rua, aberta ao público em 15 e 16 de novembro na Praça do Patriarca (região central). Lá estarão reunidos, em diversos stands, distribuidores e fornecedores dos brewshops, lojas que vendem equipamentos e insumos para quem faz a cerveja – e para quem ainda não faz mas deseja experimentar a produção caseira. Também haverá shows, venda de cervejas brasileiras – como Tarantino e Croma -, além de restaurantes consagrados no meio cervejeiro, como o Frangó.

ABeer Street Fairconta com apoio da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo.

Serão, no total, mais de 500 atividades. A programação completa estará disponível no site www.semanacervejasp.com.br a partir de 05 de novembro.

PLATAFORMA E GUIA BEER STREET

O evento apresentará também Beer Street SP, plataforma que reúne informação e atividades a respeito da Semana e do universo cervejeiro. Haverá ainda o lançamento do Guia Beer Street SP, publicação impressa que será vendida em bares e bancas de jornal, a partir da segunda quinzena de novembro. O Guia trará informações detalhadas a respeito da cerveja especial na capital paulista, como novidades, endereços de bar e cursos.

REALIZAÇÃO

A Dragon Live, empresa responsável pela Semana, está investindo também na decoração que ocupará todos os endereços participantes. “Queremos transformar a cidade de São Paulo na nova capital da cerveja artesanal. Com a adesão em massa dos empresários do setor e locais como bares e restaurantes, esta iniciativa de um nicho de mercado se unir é nova e promete. Queremos chegar em 200 mil turistas em três anos e trazer todo o mundo para prestigiar a cerveja artesanal em São Paulo, seja para consumo ou seja para aulas e workshops do setor”, finaliza Paiva.

O Detran SP, veiculado ao Governo do Estado de São Paulo, em ação conjunta, fará ações de educação e abordagens de conscientização em diversos bares e locais participantes.

SERVIÇO

SEMANA PAULISTANA DA CERVEJA ARTESANAL

De 15 a 24 de Novembro de 2019

Mais de 500 atividades em mais de 100 locais espalhadas em todas as regiões da cidade

Programação completa (a partir de 05/11) em www.semanacervejasp.com.br

BEER STREET FAIR

Feira Oficial da Semana

Dias 15 e 16 de novembro – das 12h às 20h

Praça do Patriarca, s/n – Centro – SP

Grátis

loading...

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

*