-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-

Uma vida com Propósito

em Novo Mundo/Saúde & Bem-estar por
Tantas vezes me deparei com pessoas angustiadas com a busca pelo seu propósito; fazendo da busca por ele “um problema a mais”; uma angústia a mais. “Uma vida com propósito” é aquela que você sente que está alinhada com quem você é, com o que você ama.
A questão fundamental é que para estar em alinhamento com você, qualquer coisa (o seu propósito, inclusive) precisa vir das suas escolhas. Parece óbvio, aliás, é óbvio; só que existe um fator fundamental dificultando que isto se realize, na prática, para muita gente: ainda hoje, século 21; há bilhões de pessoas que vivem uma vida que não foi escolhida por elas.

A escola na qual estudaram não foi escolhida por elas. O curso que fez, não foi escolhido por elas. A profissão que abraçou, não foi escolhida por elas. Foi escolhida pelo pai, pela mãe, pela família, por pressão externa ou circunstâncias que foram relevantes no momento da escolha, circunstâncias que muitas vezes já nem existiam mais um ou dois anos depois.

Seja qual tenha sido a história dessa “escolha”; se ela não foi SUA, autenticamente sua, ela foi terceirizada. E aí está um dos primeiros problemas a resolver: se esse foi o seu caso, você escolheu alinhar a sua vida às expectativas de terceiros.
E se você escolheu isso, como poderia esperar que sua vida não se desalinhasse de si mesmo?

O primeiro passo é identificar e separar o que é a sua vontade daquilo que foi (ou é) expectativa alheia. Antes que você aprenda a separar o que você quer daquilo que os outros “quiseram” para você, não é possível alinhar algo a si mesmo.

Uma vez que você investigue isso interiormente e consiga responder o que é a sua autêntica vontade, poderá começar a fazer planos que sejam, efetivamente, seus. Mas a vida é agora. Não é semana que vem ou mês que vem. Não existe absolutamente nada que garanta, para qualquer pessoa, que ela estará aqui no futuro, ou que, neste hipotético futuro, estará interessada nas mesmas buscas que podem fazer sentido hoje.

Assim, o único dia para começar essa investigação de si mesmo é hoje. Talvez leve vários dias para concluir alguma coisa. A única certeza é que se não começar; se não der o primeiro passo, vai ficar exatamente onde está.

Que você faça uma boa viagem!

loading...
Tags:

Comentários no Facebook

Últimos de Novo Mundo

Voltar p/ Capa