Workshop “Mundo do Vinho – Degustar é Aprender”

em Coluna por

Marcella

Colmeia promove Workshop “Mundo do Vinho – Degustar é Aprender”

Foto: Marcella Izzo
Foto: Marcella Izzo

Vinho.. por algum tempo não fui fã, mas como boa filha de italianos, o vinho sempre esteve presente e com o tempo fui aprendendo a gostar, mas ainda não era o suficiente eu queria aprender a apreciar, entender de fato o porque dos rituais nos restaurantes , a diferença entre as uvas e porque não encontrava tal outro tipo de uva com fabricação em outras regiões. Então foi que surgiu a oportunidade mais legal, fui convidada pela ONG Colmeia, uma instituição que presta serviços de Assistência Social e tem por finalidade promover atividades educacionais, desportivas e culturais, visando o desenvolvimento de crianças e jovens para sua realização pessoal e social, a participar do workshop de vinhos, que é um dos diversos cursos que a ONG abre para o publico.

Fiquei muito honrada com o convite e óbvio que eu fui.

O curso é ministrado pela Rose Lima, que é formada pelo Senac, possui uma empresa própria focada em treinamentos, e é docente em graduação, pós e outros cursos livres; uma pessoa incrível, divertida e muito inteligente.

No workshop, pude conhecer sobre a história do vinho, as uvas e suas regiões, sobre cada tipo de taça, a fermentação, armazenamento, utensílios para a abertura das garrafas, como ler e entender o  rótulo,  indicação gastronômica para cada tipo de vinho.. Além de tudo isso e mais um pouco que aprendemos com teoria, vem a melhor parte, a prática, onde abrimos 4 garrafas de vinhos, que foram: Cabernet Sauvignon (Miolo – Reserva), Merlot (TerraNoble), Malbec (Las Moras) e um Carmenére (Altanero). Durante a degustação, aprendemos a servir, a entender o porque de rodar a taça, as cores, os aromas e até entendemos a diferença entre as tampinhas de rosca e a rolha de cortiça tradicional e sintética.

Foto: Marcella Izzo
Foto: Marcella Izzo

Sempre achei o vinho uma arte, chegar ao ponto certo, a escolha das uvas, os fabricantes são artistas e agora descobri que são químicos e físicos também rsrs.

Para quem gosta de tomar um bom vinho, para quem acha que sabe tudo, para os apreciadores novatos e os mais antigos também, eu aconselho o curso sobre vinhos que a ONG Colmeia oferece. Achei que fosse gostar, mas não que ia amar tanto, to me sentindo uma degustadora profissional já rsrs.

Workshop magnífico, um clima sem igual e pessoas que adorei conhecer. Quem quiser saber mais sobre os cursos oferecidos pela Colmeia, entra no site http://www.colmeia.org.br/ e para conhecer mais sobre o trabalho da minha professora maravilhosa Rose Lima, mande um email para [email protected] .

Eu amei, vocês vão amar também #ficaadica E, podem me convidar para outros cursos que eu vou com certeza!

——

Marcella Izzo é Arquiteta e Designer de Interiores, procura tendências para a sua inspiração em qualquer lugar.

loading...

Comentários no Facebook