-Smart Writers & Smart Content & Smart Readers-

Xixi no lugar certo: Como treinar um cachorro filhote

em Educação e Comportamento/News & Trends/The São Paulo Times por

Saiba como treinar um cachorro filhote e não ter problemas futuros.

Quando se tem um filhote em casa, é muito comum esbarrar com aquela poça de xixi nos lugares mais inapropriados. Mas com a correria do dia a dia, como ter tempo para ensinar a fazer xixi no lugar certo?

Por que meu filhote faz xixi em todos os lugares?

De acordo com os veterinários do Vet Quality Centro Veterinário 24h, durante os primeiros 45 dias de vida, os filhotes não possuem o sistema digestivo completamente desenvolvido — por isso, eles ainda não têm muita noção do funcionamento do corpo, e não conseguem se “segurar”. Além disso, mesmo depois desse período, existe um outro fator — assim como as crianças, os animais não possuem o entendimento do que é certo ou errado. Porém temos um fator que nos auxilia, os filhotes tendem a fazer o xixi longe do local onde dormem ou comem.

No caso dos cães adultos, no geral, eles costumam fazer xixi em vários lugares para demarcar território. Para eles, fazer xixi no sofá, na cozinha, no banheiro ou no quintal é a mesma coisa — pois eles não sabem que existe um local certo para suas necessidades. Por isso, é importante que o dono tenha muita paciência para ensinar onde é o “cantinho do xixi” enquanto ele é um filhote. A boa notícia é que esse comportamento de demarcação pode ser reduzido com a castração do cachorro.

Como ensinar o animal filhote a fazer xixi no lugar certo?

Antes de mais nada, defina qual lugar da casa será destinado para as necessidades do filhote — e cubra tudo com jornal ou tapete higiênico. Com tudo pronto, deixe o animal nesse espaço o maior tempo possível. O ideal é que ele seja levado para o “banheiro” depois de acordar, após a refeição e antes de dormir.

É importante que a comida e a água fiquem em outro local, pois não é muito higiênico fazer as necessidades por perto — e os filhotes sabem disso. Após a refeição, leve o filhote para o espaço com os jornais, deixe que ele faça as necessidades e, depois, solte-o para brincar. Com o passar das semanas, vá tirando as folhas do papel aos poucos, até ficar somente uma. O filhote ficará condicionado a fazer as necessidades apenas ali.

Sempre que ele acertar o lugar, elogie e comemore. Dessa forma, ele entenderá que fez algo certo e repetirá o comportamento.

O que não fazer durante o período de adestramento?

Durante esse processo, é muito comum os donos reclamarem da falta de progresso. Não existe um período definido para que os filhotes aprendam a lição — pode acontecer de um dia ele fazer xixi no lugar certo e, no outro, voltar a fazer errado. Também existem alguns erros comuns, que podem dificultar o aprendizado, por exemplo:

Brigar com o animal

Quando ele fizer xixi fora do “banheiro”, não grite nem esfregue seu focinho no local — como muitos recomendam. Com esse comportamento, o filhote entende que, se fizer as necessidades na sua frente, sempre levará bronca. Então, passa a fazer escondido ou quando você não estiver em casa — em todos os lugares possíveis! Ao ver ele fazendo xixi fora do jornal, fale apenas “não” e coloque o filhote no cantinho reservado.

Deixá-lo bagunçar o jornal

O filhote adora rasgar o jornal? Isso acontece porque o barulho do papel é muito divertido para eles. Para evitar essa travessura, umedeça levemente o papel — dessa forma, ele não faz barulho se for rasgado. Além disso ofereça outros brinquedos para que o jornal seja o menos interessante deles.

Ensinar o filhote a fazer xixi no lugar certo exige tempo, paciência, dedicação e muito carinho. Pode dar trabalho, mas a companhia e alegria dos nossos bichinhos de estimação compensam todo o esforço.

loading...
Tags:

O The São Paulo Times® traz matérias e notícias, além de identificar tendências por meio de uma equipe de jornalistas e colunistas especializados em diversos assuntos.

Comentários no Facebook

Últimos de Educação e Comportamento

Voltar p/ Capa