Se fosse apenas uma adolescente querendo chamar atenção, talvez pudéssemos dizer que seria comum. Mas quando mais de 12 adolescentes ao redor do mundo provocam um movimento de ameaça de bomba, claramente há problemas envolvidos com o Twitterverse – um aplicativo do Twitter para iPhone.
No mundo pós 11 de setembro, a maioria das crianças aprendem muito cedo que é uma má ideia fazer ameaças, especialmente em uma companhia aérea. No entanto, como nossas interações cada vez mais estão na esfera digital, parece haver uma desconexão entre a ingênuidade do que é dito na mídia social, e a dura realidade do que vai ser levado a sério no mundo real. Pelo menos, esse parece ser o caso de uma garota holandesa de 14 anos, conhecida como Sarah, ou @queendementriax, no Twitter.
Não se preocupe em verificar tal conta no Twitter; ela foi desativada na noite em que ganhou 20 mil seguidores, e 15 minutos de fama Internet. Caso você não tenha acompanhado a história, aqui está uma rápida recapitulação de sua ameaça e a enxurrada de retrações que se seguiram:
Sarah: “@AmericanAir – Olá, meu nome é Ibrahim e sou do Afeganistão. Faço parte da Al Qaeda e em 1º de junho eu farei algo realmente terrível. Adeus”.
American Airlines: “@queendemetriax – Sarah, nós levamos essas ameaças muito a sério. O seu endereço de IP e os detalhes de sua conta serão encaminhados para a segurança e o FBI “.
Sarah: “@AmericanAir – Por favor, por favor, por favor, eu posso fazer algo para consertar isso? Estou muito assustada. Sou apenas uma menina branca de 14 anos, eu não sou um terrorista, por favor”.
Nos tweets seguintes, Sarah acrescentou que sentia muito pelo que fez: “Eu estou com medo agora”, disse ela. “Eu estava brincando. Foi meu amigo, não eu. Pegue o endereço de IP dele, não o meu”.
“Eu só queria brincar, por favor, não tenho maus pensamentos e, além do mais, sou uma menina branca”, Sarah escreveu, à medida que aquela troca de frases tomava grandes proporções na Internet.
Em um de seus últimos tweets, Sarah começou a oscilar entre o medo e o prazer, ao publicar que ela sempre quis ser famosa: “mas eu quis dizer como a Demi Lovato, não um Osama Bin Laden famoso”.
Talvez Sarah esteja a caminho de tal fama. A polícia holandesa parece ter detido a menina, como resultado de uma investigação independente, e não a pedido da American Airlines ou do FBI. As acusações exatas que Sarah enfrenta sob a lei holandesa por “postar um anúncio alarmante” permanecem desconhecidas.
Se há uma lição a ser aprendida em tudo isso, e certamente há, ela estava perdida em dezenas de imitadores que já seguiram o exemplo de Sarah com ameaças:
@AmericanAir: “Eu tenho uma bomba sob o próximo avião para decolar” – @ShyyLicious
@Politie_Rdam @YourAnonCentral: “@AmericanAir liberte a menina ou eu vou explodir sua HQ. Vocês vão me prender agora? – @nonfreak
Nos meios de comunicação pré-social, no mundo antes de 11 de setembro, a pior coisa que seu filho poderia fazer era mandar um trote para o 911 (telefone da polícia nos EUA – 190, no Brasil). Agora, eles podem ameaçar um avião, um aeroporto e uma delegacia de polícia apenas com o clique de um botão.
O fato de Sarah ser uma adolescente que segue a página da Demi Lovato no Twitter não vem ao caso. O ponto é que ela achou que iria afastar as autoridades afirmando ser “uma menina branca”. Isso, de alguma forma, é ofensivo.
Sua brincadeira, se era essa ou não, estimulou dezenas de imitadores que agora estão “brincando” da mesma forma no Twitter, os quais fazem milhares de ameaças e forçam funcionários de empresas aéreas, agentes de polícia e, talvez, até mesmo o FBI, a perder incontáveis horas lidando com as ameaças muito reais que eles enfrentam diariamente.
© 2014, IBTimes.