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Bangladesh: um ano após os desastres, não há muitas novidades nas fábricas

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Foto: Reprodução

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Um ano após o colapso da fábrica de roupas em Bangladesh – que tirou a vida de 1.129 pessoas e provocou um debate sobre a responsabilidade do mundo desenvolvido de proteger a segurança e a saúde dos trabalhadores – não houve mudanças muito sensíveis, apesar de alguns sinais de progresso serem observados.

Na sequência do acidente, o governo de Bangladesh anunciou seu compromisso em garantir locais de trabalho seguros na indústria mais importante do país, empregando mais de 4 milhões de pessoas, cada um ganhando cerca de 18 reais por semana.

Algumas empresas multinacionais, sob a suspeita de ignorar questões de segurança por causa da mão de obra barata, prometeu ajudar as famílias das vítimas e reforçar a fiscalização nas fábricas para garantir que elas cumpram com as medidas de segurança contra incêndios e os códigos de integridade estrutural.

Em meio aos escombros dos oito andares do edifício Rana Plaza, as equipes de resgate encontraram etiquetas de vestuário de alguns dos maiores varejistas do mundo, incluindo o Benetton Group SpA, da Itália, Wal-Mart Stores Inc., dos Estados Unidos, Bonmarche Holdings PLC, do Reino Unido e El Corte Inglés SA, de Madrid.

A maioria das vítimas feridas ficou desempregada ou subempregada desde o acidente, e só agora começa receber os pagamentos de indenização. Centenas de fábricas estão sendo inspecionadas por violações de segurança no trabalho, mas elas representam apenas uma pequena parcela de todas as fábricas envolvidas na cadeia de abastecimento, muitas das quais são usados ​​por empresas subcontratadas não autorizadas.

Ainda é difícil acompanhar quais empresas estão ajudando a financiar esses esforços, devido à natureza voluntária da sua participação. “Há três questões importantes que eu acho que não foram completamente respondidas ainda”, diz Arvind Ganesan, diretor de Negócios e Direitos Humanos Divisão da Human Rights Watch.

“O primeiro é descobrir quem está contribuindo para melhorar as condições e como; em segundo lugar, é importante comentar que o público percebe facilmente o que está acontecendo; e três, as condições estão realmente melhorando?”

Duas organizações separadas foram formadas após a tragédia para ajudar a melhorar as fábricas, mas é difícil avaliar os seus esforços, porque eles estão em andamento.

Para os cerca de 3.600 membros da família Rana Plaza e sobreviventes, os esforços para ajudá-los têm sido decepcionantes. Apenas 15 milhões de uma projeção de 40 milhões de dólares foram levantados através de um fundo de compensação de indústrias administrado pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) para pagar a indenização de sinistros e distribuí-las diretamente às vítimas.

Duas empresas – a loja de departamento de desconto britânica Primark Stores Limited e a canadense Loblaw Companies Ltd. – são responsáveis ​​por 10,4 milhões de dólares do total.

© 2014, IBTimes.

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