
3 dicas imperdíveis em SP: Orgânicos, Vegetarianos e Veganos

Clique para ampliar
Há alguns anos, mais precisamente desde 2012, venho dizendo que o consumo de carne vai declinar, certamente, até atingirmos um ponto no qual as pessoas de modo geral vão simplesmente abolir completamente o consumo. Sim,isso é exatamente o que digo que vai acontecer, embora os carnívoros continuem torcendo o nariz; e de um modo que seria cômico se no fosse trágico, apegam-se à fase da negação fazendo afirmações nada científicas sobre alimentação. O fato de que o ser humano não precisa necessariamente da carne para obter as proteínas que necessita está fartamente provado pela ciência é é virtual consenso entre nutricionistas e nutrólogos – aliás, a grande maioria deles, vegetarianos. Isso apenas não recebe destaque porque… grandes indústrias que vivem da exploração da carne dos animais como fonte de lucro estão ainda entre os maiores anunciantes das grandes redes de mídia no mundo todo. Só por esta razão, e nenhuma outra.
Feita esta introdução, vou dar algumas dicas muito interessantes para aqueles que já participam desse movimento de reforma íntima, que passa ela alimentação, seja preferindo orgânicos, seja optando pelo vegetarianismo (sem carne, mas com produtos de origem animal como mel, ovos e derivados de leite) ou pelo veganismo (estritamente produtos de origem vegetal). Essas dicas demonstram que a velocidade dessa mudança vem sendo ainda maior do que muitos imaginavam há uns 5 anos. Há feiras de orgânicos acontecendo pelo Brasil afora, há serviços especializados e aplicativos de celular para encontrar alimentação saudável em SP; há todo um novo mercado baseado nesta nova atitude alimentar. Vale conhecer alguns deles:
Instituto Chão

Foto: Reprodução
Aqui há orgânicos a preços de produtos, entregues direto na maior metrópole do país. Segundo o que se lê no prório site: “trabalhamos com os princípios da economia social, uma forma de organização que coloca o ser humano como sujeito e finalidade da atividade econômica, articulando e integrando redes que fomentam a autonomia, o cooperativismo, o comercio justo e o consumo consciente”. O espaço conta com um café, mercearia e oferece orgânicos a preços diretos do produtor. Minha querida amiga Cristiane Anselmo, que é vegana e só compra orgânicos me disse que cortou a despesa com orgânicos pela metade, somente por comprar exclusivamente no Instituto Chão.
Onde: Na Vila Madalena, em São Paulo.
Site: http://www.institutochao.org/
Rota VEG
Aqui temos um guia online, conheci os fundadores quando eles visitavam o restaurante vegano de um amigo (o Chef Rogério Botti) em Alto Paraíso de Goiás, chamado Divina Madre. O RotaVEG é um projeto que tem como objetivo frequentar, experimentar e divulgar lugares, eventos ou marcas que se dedicam de forma integral ou parcial a atender aos interesses em geral do público vegano.
Site: http://rotaveg.com/
SPVEG:
Um aplicativo que ajuda a encontrar alimentação saudável na cidade de SP. “O SP Veg te indica os restaurantes vegetarianos e veganos mais próximos da sua região. Nosso objetivo é tornar a sua busca por alimentação saudável muito mais fácil.” Disponível para plataformas Apple i-Phone e Android.
Site: http://spveg.com/
__________________________________________________________________________________________________________
Paulo Roberto Ramos Ferreira é Coach e Terapeuta Transpessoal; Membro da ONG Terapeutas Sem Fronteiras e Conselheiro do Nikola Tesla Institute e autor do livro O Mensageiro – O Despertar para um Novo Mundo. © 2015.