
Foto: Link-One
Roteador é tudo igual, não? Na função pode até ser, mas a qualidade influencia muito no desempenho do produto. Por isso, é melhor investir para não ter dor de cabeça e gastos desnecessários.
1) Cobertura da rede
Um bom roteador wireless cria uma rede sem fio que possibilita acesso de qualidade a um número variado de dispositivos em diferentes locais do imóvel. A qualidade do sinal e a velocidade variam conforme a distância dos dispositivos em relação ao roteador, ou seja, a conexão a um metro do roteador vai ser melhor do que a 25 metros. “Paredes, portas, colunas ou outras barreiras também reduzem a performance, e isto deve ser levado em conta quando se planejar onde instalar o roteador. Além dessas barreiras que reduzem a performance da rede, deve-se atentar também para interferências. O sinal do roteador é um sinal de rádio, assim, produtos que utilizam tecnologias semelhantes, como telefones sem fio ou micro-ondas, podem gerar interferência na rede, reduzindo a performance”, alerta Valery.
A quantidade de antenas melhora a performance do roteador em gerenciar uma rede com diversos dispositivos conectados. A tendência é que roteadores com antenas externas tenham uma cobertura maior que antenas internas. A recomendação da Link-One é o Roteador Wireless N 300 Mbps High Power L1-RWH333, dotado de um amplificador de potência que aumenta a área de cobertura da rede, se comparado com roteadores comuns. Esta função pode ser inclusive configurada para maior ou menor intensidade via firmware do produto ou botão localizado na parte de trás.
2) Segurança
Não é possível ajustar a área da rede wireless ao desenho exato de uma casa. O sinal pode chegar ao vizinho do lado, no corredor do andar, na rua. “Sem proteção, qualquer pessoa pode acessar, utilizar e usufruir de sua rede wireless sem que você perceba ou saiba o que estão fazendo ou acessando. Desta forma, é muito importante proteger a rede particular com a definição de uma senha, que deve ser apenas para pessoas de sua confiança”, sugere o gerente. Ter esta opção no roteador é fundamental. Todos os roteadores Link-One são dotados das principais tecnologias de proteção: 64/128 bit WEP, WPA-PSK, WPA2-PSK e WPS, sendo que esta última pode ser acionada com o simples apertar de um botão na parte de trás do aparelho.
3) Velocidade
A maior parte dos serviços de internet contratados pelos brasileiros ainda provém uma velocidade de download e uploadabaixo do quanto os roteadores atuais conseguem performar. Em contrapartida, cada vez mais temos lares e pequenos negócios onde existe grande troca de informações envolvendo apenas a rede interna. Nestes casos, a velocidade do roteador define, por exemplo, se um vídeo em HD que está sendo transmitido do computador para uma TV vai ficar ou não tendo inúmeros “travamentos” repentinos para carregar o conteúdo. A dica da Link-One é roteador Wireless AC 1200 Mbps Dual Band L1-RW1234AC. Um produto da nova geração Wireless AC, um novo patamar de velocidade que pode chegar a até 1200 Mbps em banda dupla, oferecendo uma experiência incrível para streaming de vídeos em HD, jogar online e demais atividades com grande fluxo de dados.
4) Instalação e Configurações
Apesar de a tecnologia estar cada vez mais presente em nossas vidas, executando atividades complexas às rotineiras, a compreensão do funcionamento, aspectos técnicos e terminologia ainda causam calafrios e confusão nos usuários, especialmente se não estiverem em português. Assim, uma grande preocupação atual dos fabricantes é o UX, (User Experience Design) ou design de experiência do usuário, onde de maneira simplificada, busca-se a melhor experiência possível. Nos roteadores wireless Link-One, o programa de gerenciamento é intuitivo, com informações claras, facilmente identificadas e todo em português, com as informações da embalagem e guia de instalação. Além disso, é oferecido um telefone de Suporte onde atendentes orientam os usuários em todas as etapas da instalação e configuração dos equipamentos.
Por Fernando Valery, gerente de produto da Link –One.