Connect with us

geral

5 regras para uma liderança poderosa em 2024

Published

on

Quando as pessoas pensam em liderança, imediatamente recorrem aos exemplos que elas admiram e aspiram. Por isso, para todos os líderes, é tão importante incorporar um conjunto de valores, atitudes e práticas não só no trabalho, mas também nas suas vidas pessoais porque precisa ser real.

Mas, além disso, é importante que os líderes encontrem dentro de si a capacidade de reagir e se adaptar a mudanças. Com um mundo em constante transformação, isso pode ser de grande importância na hora de se destacar como um bom líder.

Para se ter ideia, de acordo com um levantamento realizado pela Olivia, consultoria especializada em processos de transformação organizacional, 40% dos líderes dizem não se sentir preparados para lidar com mudanças.

Na busca de desenvolver uma liderança poderosa, de forma prática, deixo as 5 regras que ajudam todos os dias a ser uma líder melhor. Confira:

1. Pratique o que você prega

Pode ser uma regra muito simples, mas surpreendentemente não é fácil de seguir. Mais frequentemente do que imaginam, existem discrepâncias entre o que muitos líderes dizem que fazem do que eles realmente fazem. Tais discrepâncias podem até parecer insignificantes, mas podem prejudicar a credibilidade da sua liderança e da sua gestão.

Por exemplo, se você prega o equilíbrio entre vida profissional e pessoal em sua empresa e depois define metas que exigem que sua equipe trabalhe muitas horas além, isso causa ruído e descrédito. Ou se você enfatiza uma cultura de “desenvolvimento de talentos interno”, mas continua recrutando de fora para preencher os cargos de nível sênior, seus colaboradores acabarão perdendo a fé em sua liderança.

2. Ande na corda bamba

Lyndon B Johnson, o 36.º presidente dos EUA, não poderia ter articulado melhor esta regra: “É o preço da liderança fazer aquilo que você acredita que tem de ser feito no momento em que deve ser feito”. Um bom líder anda sempre na corda bamba, equilibrando-se entre o consentimento que deve obter e o controle que deve exercer para levar a organização e seu pessoal para o próximo nível.

As pessoas procuram líderes em busca de instruções para saberem para onde ir e como chegar lá. A diferença entre um líder e um chefe é que o líder lidera e elimina todos os obstáculos ao longo do caminho, enquanto o chefe simplesmente dirige para onde lhe é ordenado.

3. Seja um bom seguidor

A melhor maneira de aprender é ser um bom seguidor e comparar-se constantemente com aqueles que você aspira ser. À medida que você imita os melhores líderes e aprende com seu sucesso, você também aprende a ajustar suas respostas de acordo com seus superiores e a situação em questão, e obtém insights sobre como se comunicar com sua equipe.

Como seguidor, você aprende a apoiar e defender uma boa liderança e, ao mesmo tempo, a entender o que constitui uma má liderança e o que as pessoas procuram em um líder. Um bom seguidor pode efetivamente moldar e ter um impacto positivo na liderança da empresa, mantendo-a no caminho certo.

É preciso muita coragem e integridade para ser um bom seguidor, e as pessoas que vivem de acordo com essas regras não serão apenas colaboradores eficazes, mas também estarão no caminho certo para se tornarem líderes de caráter. É provavelmente por isso que bons seguidores geralmente são os melhores líderes.

4. Trate seu pessoal como ativos de alto valor

É importante que os líderes reconheçam que não são perfeitos e que poucos possuem todos os dons e talentos. Mas uma característica comum entre os grandes líderes é que possuem uma forte autoconsciência dos seus pontos fortes e capacidades, bem como a confiança necessária para se rodearem de grandes pessoas que os possam complementar e compensá-los em áreas onde faltam.

Um bom líder também deve intervir, treinar, orientar e influenciar intencionalmente as pessoas para que tenham o melhor desempenho. Exercer a liderança também significa ser capaz de articular poderosamente a sua visão e inspirar o seu pessoal a unir-se em torno dela.

É fácil forçar ou exigir que alguém faça o que você deseja, mas é preciso ser uma pessoa visionária para ser capaz de identificar o potencial de seus funcionários, aumentar suas aspirações sobre o que eles podem se tornar e fazê-los querer alcançar essas visões com você.

5. Avalie-se regularmente

A autoavaliação regular não apenas o manterá no caminho certo, mas também fornecerá excelentes princípios orientadores em suas funções de liderança. Liderança é um processo constante e contínuo de aprendizagem e refinamento de seus estilos de gestão, influenciando habilidades, abordagens e compreensão das pessoas que trabalham com você e para você. Para liderar com eficácia, você precisa estar sempre à frente do jogo e ser altamente adaptável às mudanças, tendências e atitudes.

Em última análise, não existe um modelo padronizado para líderes e os melhores geralmente desenvolvem seu próprio estilo de conduzir a tocha ao longo dos anos. O desafio de uma liderança poderosa é encontrar o estilo que melhor se adapta a você – e que permite que você se adapte a qualquer situação, seja ela qual for.

*Angélica Rebello, CEO da Vetta Project, é Gestora de Projetos e Estrategista de Negócios

Continue Reading
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2023 The São Paulo Times