O mercado de iluminação vive um momento de transformação. Após a lâmpada de Edson, que reinou absoluta por um pouco mais de um século (criada em 1879), o mundo descobriu as vantagens das lâmpadas que não geram calor e não precisam de um filamento para dar luz. As lâmpadas eletrônicas, popularmente conhecidas como fluorescentes compactas, trouxeram um conceito novo que é o da capacidade de gerar luz com redução no consumo de energia. Sua popularização aconteceu num momento em que começavam os debates sobre a preservação do meio ambiente nas esferas governamentais. Passados cerca de 20 anos, a temática em torno da eficiência energética e da sustentabilidade foram incorporadas ao cotidiano da sociedade e tornaram-se essenciais na gestão de recursos para qualquer tipo de negócio, inclusive no plano doméstico.
Talvez estes fatores expliquem a crescente receptividade ao LED, que segundo especialistas deve se tornar a fonte preponderante de luz entre os usuários brasileiros nos próximos 5 anos.
Há descobertas que marcam um período histórico pelo impacto direto que têm nas vidas das pessoas. Foi assim com a invenção da imprensa e a popularização dos livros, a criação da máquina a vapor e a industrialização e, mais recentemente, o advento do computador e da internet refletem sobre as formas de comunicação. A popularização do LED neste século certamente é um grande marco que impacta na forma de utilização dos recursos naturais e na intervenção humana sobre o meio. Esta luz eletrônica interage com o usuário e permite ser controlada na cor, na intensidade da luz, levando a automação para dentro dos lares.
Não é a toa que a indústria de iluminação investe no aperfeiçoamento desta tecnologia, e que o aspecto normativo avança para em breve ter vigente no país uma certificação compulsória que dará mais credibilidade às marcas que têm investido na qualidade.
O fascínio que a tecnologia exerce sobre as pessoas já atinge o mercado de iluminação e aos poucos o LED desponta como um sonho de consumo dos brasileiros. O LED é a iluminação da era digital.