Connect with us

Aumento do salário mínimo nos EUA: há motivos para comemorar?

Published

on

O presidente Obama está prestes a dar meio milhão ou mais de aumento aos norte-americanos. Conforme a renovação dos contratos federais, os trabalhadores que estão recebendo o salário mínimo de 7,25 dólares por hora perceberão que o aumento será por volta de 40% (subindo para 10,10 dólares). O presidente também pressiona o Congresso para aumentar o salário mínimo em todo o país para o mesmo nível. Isso pode soar generoso, mas em comparação com outros países ricos, ainda está abaixo da média.

De acordo com o ranking da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento, dentre as nações mais desenvolvidas de acordo o salário mínimo, os EUA ocupam o 11 º lugar com o salário mínimo atual de 7,25 dólares por hora. Se o salário mínimo aumentou para 10.10 dólares, os EUA se classificam, agora, na oitava posição. No topo está a Austrália, que paga 15,75 dólares por hora, seguido por Luxemburgo (14,21 dólares), França (12,55 dólares), Irlanda (12,03 dólares), Bélgica (11,92 dólares), Países Baixos (11,38 dólares) e Nova Zelândia (10,22 dólares). Um salário mínimo de 10,10 dólares ainda estaria abaixo da média de 11,66 dólares por hora para as 10 principais nações.

Isso é um golpe em mais de 3 milhões de trabalhadores empregados no setor privado ou que ganham abaixo de um salário mínimo. Esses trabalhadores tendem a ser jovens, em sua maioria mulheres, que trabalham em serviços como o de lazer, hotelaria e restaurantes. No ritmo atual – com o salário mínimo de 7,25 dólares por hora – o trabalhador que tem jornada integral ganha 14.500 dólares por ano.

À medida que o governo federal define o salário mínimo para a nação, os estados norte-americanos podem determinar suas próprias leis de salário mínimo. Segundo o Departamento do Trabalho, 21 estados, mais Washington, na verdade, têm salários mínimos acima do nível federal. O mais alto é o do estado de Washington com um salário mínimo de 9,32 dólares por hora. 20 outros estados mantêm a taxa de salário mínimo federal. 4 estados pagam menos de um salário mínimo e 5 não têm nenhuma exigência de faixa salarial. No caso do estado da Geórgia, onde o salário mínimo é fixado em 5,15 dólares por hora, as empresas são obrigadas a pagar o salário mínimo federal, apesar de haver muitas isenções. Não é nenhuma surpresa, portanto, que a Geórgia tenha uma das maiores proporções de seu ganho baseadas na força de trabalho que recebe abaixo do salário mínimo.

Enquanto o salário mínimo afeta diretamente uma pequena parte da força de trabalho, apenas 5% de todos os trabalhadores que ganham salários por hora, muitas vezes consideram esse cálculo (valor por hora) como uma medida de riqueza. Os países em desenvolvimento, por exemplo, estabelecem salários mínimos baixos e os países mais ricos tendem a ter salários mínimos mais elevados. Os EUA são um líder em muitas maneiras, mas quando se trata de salário mínimo não estão nem sequer na média.

© 2014, Newsweek.

Continue Reading

Copyright © 2023 The São Paulo Times