Brasileirão 2015: Quase 25% dos atletas utilizados foram formados nas próprias bases

Published

on

Brasileirão 2015: Quase 25% dos atletas utilizados foram formados nas próprias bases

Fluminense e Ponte Preta fecham hoje a 8° rodada do campeonato brasileiro. Até a rodada anterior foram utilizados 488 atletas, dados revelados pelo estudo da empresa Tecnologia Esportiva. O Internacional é o clube brasileiro que utilizou o maior numero de atletas até a 7° rodada, um total de 30 atletas. Do outro lado da tabela, após os primeiros sete jogos, a Ponte Preta utilizou apenas 18 atletas.

Porém um dos dados de extrema relevância do estudo da Tecnologia Esportiva é quanto cada equipe utilizou de atletas formados na própria base. Os números apresentados pela empresa podem demonstrar quanto o dinheiro investido na formação de atletas esta sendo revertido para a equipe principal. Alto número de atletas utilizado é resultado de um excelente trabalho na formação dos atletas. Baixo número de atletas utilizados, pode ser sinal de que algo está errado na formação.

Assim como no número de atletas utilizado durante as primeiras partidas do Brasileirão 2015, o Internacional lidera o ranking de atletas da própria base já utilizados na competição nacional, o time gaúcho já utilizou 12 atletas até aqui formados na sua base. Figueirense e Goiás são os outros lideres neste quesito, também atuando com 12 atletas formados em casa.

O caso de Goiás e Figueirense é ainda mais animador, sem tanto recurso como os grandes da Serie A, a aposta na categoria de base é alta. O Goiás, por exemplo, formou na própria base 46% dos atletas utilizados até aqui.

Advertisement

Uma das sensações do campeonato até aqui, a Ponte Preta, não utilizou nenhum atleta formado na sua categoria de base. Palmeiras, Chapecoense e Joinville são outros com baixo índice de utilização de atletas da base, com apenas um atleta até aqui.

Veja a tabela completa abaixo e confira quantos jogadores formados na própria base seu clube já usou, dados da Tecnologia Esportiva:

__________________________________________________________________________________________________________
Allan Moran. Pós graduado em gestão e marketing em entidades esportivas. Complementou o mesmo curso na Universidad Europea de Madrid e é sócio da Trivela Sports. ©2014.

Advertisement

Trending

Sair da versão mobile