Connect with us

Chineses querem congelar a poluição do seu país

Published

on

O Premier chinês Li Keqiang disse que seu país vai “declarar guerra contra a poluição”, incluindo aviões não tripulados. A China testou um avião anti-poluição “parafoil” produzido de forma caseira em Wuhan, capital da província central de Hubei.

A China usou drones de asa fixa e aeronaves antes de pulverizar produtos químicos anti- poluição, mas este paraglider é, aparentemente, 90 por cento mais barato de produzir e funciona de forma mais eficiente.

Os drones anti-fumaça trabalham por pulverização e a mídia estatal chinesa o chama de catalisador químico. Pulveriza um raio de até 3 quilômetros, os produtos químicos “congelam” as partículas de poluição atmosférica, os fazendo cair no chão. Claro, isso significa que os poluentes ainda estão presentes no meio ambiente, de modo que este é realmente mais um plano para tentar eliminar a poluição do que realmente a solução do problema.

Os drones anti-poluição são a mais recente invenção chinesa para dissipar a poluição, que realmente é muito forte em Pequim, onde muitas vezes a única maneira de ver o nascer do sol é na TV da Praça de Tiananmen. Como mais de 95 por cento das cidades chinesas não cumpriram as normas de poluição do estado no ano passado, o governo recorreu a medidas tão radicais como tentar forçar a chover. Conhecido como semeação de nuvens, o processo tem sido usado em várias formas desde 1950, principalmente em torno dos aeroportos, onde ele funciona como um supressor de granizo e neblina. Mas será que a semeação de nuvens faz efeito na poluição atmosférica?

Advertisement

“A técnica chinesa envolve o disparo de foguetes transportando uma carga de partículas de iodeto de prata para as nuvens”, escreveu o New Scientist, em dezembro. “Cristais de gelo formam um líquido super-resfriado nas nuvens, usando as partículas como pontos de nucleação … A idéia é que a precipitação artificial deva limpar a poluição atmosférica”. “Existe um problema, pois as partículas de fuligem agem como núcleos de gelo. Caso não chova, adicionar mais partículas de iodeto de prata não vai ajudar”.

Pode ser que o iodeto de prata seja parte do misterioso “catalisador químico” e os drones anti-poluição criado pelos chineses possa não resolver muita coisa. A melhor maneira de se livrar do “inverno nuclear”, como a poluição atmosférica é, provavelmente, parar de produzir grandes quantidades de poluição. A China parece levar a sério sobre como resolver este problema, o que deve animar os moradores da Califórnia, já que uma parte da poluição da Califórnia vem da China. Que beleza hein China?!

© 2014, iScience Times

Advertisement

Continue Reading
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2023 The São Paulo Times