Connect with us

Colômbia é o melhor destino para negócios na América Latina

Published

on

O índice Doing Business, elaborado pelo Banco Mundial e que mede a facilidade de fazer negócios em um país, classificou a Colômbia como um líder na região. O país subiu dezenove posições em relação ao ano anterior.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

De acordo com o relatório Doing Business, a Colômbia tem o melhor clima para investimento na região. O país ocupa a 34ª posição entre 189 países pesquisados. Este relatório leva em conta a facilidade de criação de empresas, registro de propriedade, acesso ao crédito, pagamento de impostos e transações comerciais internacionais.

De acordo com o ministro de Fazenda, Mauricio Cárdenas, e a ministra do Comércio, Indústria e Turismo, Cecilia Alvarez, a Colômbia venceu onze países que tiveram maior pontuação no relatório do ano anterior, incluindo Chile, Peru, Porto Rico, Bélgica, África do Sul, Israel, Chipre e Arábia Saudita.

Segundo o relatório, a economia da Colômbia mostrou progressos significativos no ano passado. Muito disso é devido ao forte impulso que tem sido dado ao investimento e à promoção do país como destino de negócios nos últimos dez anos, o que representou um aumento de mais de nove vezes em investimento estrangeiro direto e tem gerado um clima econômico excelente. Segundo o Banco Central, no final de 2013, o IED na Colômbia cresceu 8,0% (US $ 1244 milhões), mais do que o registrado em 2012.

A Colômbia é a terceira maior economia da região e um dos países com maior estabilidade econômica. Nos últimos seis anos, a economia cresceu em média mais de 4%. Durante 2013, o país cresceu mais do que o total para a América Latina e Caribe; um crescimento de 4,3%, enquanto a região fez em 2,6%. Nos últimos quatro anos, a Proexport Colômbia apoiou a chegada de 227 projetos de 30 países e 22 departamentos, o que significa uma cobertura de 70% do país.

De acordo com o Banco Mundial, o bom ambiente de negócios, as mudanças trazidas pelo quadro regulamentar financeiro no país, a proteção de fornecedores de crédito e usuários, bem como o direito de caução imobiliário, foram alguns dos destaques para melhorar classificação da Colômbia, e que lograram estabelecê-lo como um dos países mais reformadores nos últimos anos.
Da mesma forma, a confiança dos investidores tem sido um indicador-chave do crescimento econômico do país na região. Para ao ano 2014, o Moody´s subiu um grau a classificação da Colômbia de Baa3 para Baa2 e Standard and Poors e Fitch Ratings deram ao país o BBB e Baa2, respectivamente, o que significa que a Colômbia continua a consolidar-se como uma economia forte e com baixa incerteza econômica.

Além disso, a localização geográfica do país é atraente para os investidores, pois significa mais conectividade e acesso mais fácil a outros mercados. Uma infraestrutura desenvolvida e tecnológica garante a competitividade do país.

Continue Reading

Copyright © 2023 The São Paulo Times