
Começou o Anima Mundi 2014
Esta semana teve início o tão esperado Anima Mundi 2014. E eu como um grande fã de animação, também já fui pesquisar desde a programação do evento, até o preço das passagens pro Rio de Janeiro. Afinal, mesmo sabendo que o festival estará em São Paulo a partir do dia 06/08, seria uma ótima desculpa para fazer um passeio pela cidade maravilhosa e ainda curtir o evento por lá.
Acabei tendo que trabalhar no fim de semana e não pude sequer cogitar a possibilidade de pegar um sol em Ipanema.
De qualquer forma, os preços das passagens estavam um pouco salgados. Não sei se vocês já perceberam, mas as promoções das companhias aéreas são feitas para quem não trabalha. A ponte aérea São Paulo-Rio, saindo na sexta-feira à noite e voltando no domingo, é por exemplo: 1000 reais. Mas voltando na segunda é 100. “Perae”, mas não era pra ser uma promoção de fim de semana? Vai entender. O fato é que eu não sou feito de dinheiro. Mas se você está de férias ou não trabalha, fique tranquilo, estas promoções são feitas pra você.
Bom, entre uma decepção e outra, vou navegando, pesquisando e escrevendo para a coluna. E voltando a falar sobre animação, eu estava assistindo ontem o primeiro desenho animado de Walt Disney onde o Mickey aparece. Chama-se: Steamboat Willie. Pra quem quiser assistir é só clicar no vídeo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=Zq0e4WjL7G0
O cartoon é de 1928. Muito antigo mesmo. Nem meu avô era nascido naquela época. Isso me fez pensar em como a história da animação é antiga e fascinante. Relembrei alguns desenhos que gostei durante a minha infância: Thundercats, He-Man, Pica-Pau, Pernalonga, Mickey e Donald.
Alguns destes cartoons se foram, outros são tão poderosos que sobreviveram a várias gerações e ainda hoje fazem um sucesso enorme. É só ver o império criado por Walt Disney e seu ratinho famoso. Com toda a certeza, a maior indústria de entretenimento ligada a personagens de animação no mundo. Com todos os méritos, diga-se de passagem.
Bom, mas acho que você não veio aqui pra me ouvir falar da Disney, correto? Pois bem, nesta semana em que se inicia o 22º Anima Mundi, que, como todos sabem, é um festival que reúne o que há de melhor em animação vinda de toda parte do globo, a ansiedade é enorme e sem dúvida essa mistura de estilos, técnicas de animação e inúmeros roteiros criativos, é a parte mais legal do evento.
Tive a oportunidade de ir algumas vezes e o que tenho a dizer é que é realmente espetacular. As seções de filmes, os stands de animação, bonecos de modelagem, palestras de todos os tipos, exibições que vão desde animações simples, feitas quadro a quadro, até filmes mais complexos produzidos em computação gráfica com animações em 3D.
Quer entender um pouco mais do que eu estou falando aqui? Então acesse o vídeo abaixo. É uma coletânea de alguns dos melhores filmes já exibidos no Anima Mundi. Entre eles, alguns premiados. Vale a pena conferir.

https://www.youtube.com/watch?v=jRtxsyRAszE&list=PLZ-iTshbM6e5J9nctgbf2IHWpdJruoPiB&index=1
Os filmes em animação fazem parte da vida de todas as crianças, adolescentes e adultos. Sim! Adultos. Afinal, todo adulto já foi uma criança um dia. Meu pai sempre diz que quando era pequeno gostava de assistir Mickey Mouse, Tom & Jerry, Os Jetsons e Corrida Maluca, e é claro, diz sempre a famosa frase: “Hoje em dia já não fazem mais desenhos como antigamente.”
Às vezes eu me pego dizendo a mesma coisa. Talvez eu esteja ficando velho, talvez as crianças de hoje digam a mesma coisa amanhã, mas o fato é que o mundo da animação nos transporta para um outro universo, onde tudo é possível, onde ninguém envelhece, e principalmente, onde todos se divertem sem limite de idade.
E para quem quiser saber mais sobre o Anima Mundi 2014, é só clicar: http://www.animamundi.com.br/
O site está bem legal. 😉
__________________________________________________________________________________________________
Álvaro Carvalho, publicitário, estudante de teatro e apaixonado por música. Adora viajar, conhecer museus, lugares novos, comidas exóticas e todo tipo de entretenimento ligado a cultura e arte.