Connect with us

Como conquistar um investidor-anjo?

Published

on

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Um grupo de pessoas trabalhando em um mercado incerto com uma ideia inovadora e um modelo de negócios que visa atender às demandas de nichos é conhecido como startup. Com um mercado tão competitivo, às vezes a única coisa que falta é encontrar um investidor-anjo que acredite no potencial da ideia para que a iniciativa decole no mundo dos negócios.

Foi o que aconteceu com a CEO da 33/34, Tânia Gomes, quando decidiu criar um e-commerce para mulheres que calçam apenas as numerações 33 ou 34. Para conseguir expandir seu negócio e tirar a ideia do papel, a empreendedora procurou por um profissional com vasta experiência no mercado.

O projeto foi aceito por mais de um investidor, o e-commerce conquistou dois aportes em menos de um ano; o primeiro de João kepler e, o segundo do grupo MIA (Mulheres Investidoras-Anjo). Entretanto, de acordo com a empresária para conquistar a confiança desses profissionais é necessária uma série de requisitos.

“Antes de mais nada, o fundador do startup deve demonstrar que está completamente dedicado ao seu negócio e que possui um bom conhecimento técnico, além de uma aguçada visão analítica e estratégica. Outro fator fundamental é o potencial de crescimento, que deve ser de pelo menos 20% ao ano”, afirma a CEO da 33e34, Tânia Gomes.

Já a dica do investidor-anjo João Kepler, que possui mais de 25 startups no seu portfólio, é importante que o negócio tenha sinergia com suas investidas, é o que ele chama de Ponto de Interesse. “O empreendedor humilde, grato, educado, empolgado e guerreiro são qualidades indispensáveis na relação comigo. O meu livro [Quando os Anjos Dizem Amem!?] fala exatamente sobre isso e mostra minhas regras, métodos e experiências positivas e negativos com startups e empreendedores.”

Além disso, o investidor deve estar seguro na hora de apostar em um negócio que não é explorado por outras empresas, afinal ele também será dono de uma parte do negócio. Portanto, elaborar um discurso que elucide de maneira breve a ideia geral é uma boa carta de apresentação.

“O papel do investidor-anjo é fundamental para quem está começando um projeto. Essa conquista deixa o empreendedor mais confiante na própria ideia. O investimento que recebemos de ambos os grupos nos permite ampliar nossa capilaridade, canais de vendas, comunicação, etc”, afirma à empresária.

Continue Reading

Copyright © 2023 The São Paulo Times