Como funciona a formação de opinião on-line?

Published

on

Como os 241 milhões de usuários do Twitter chegam a uma opinião sobre determinado assunto? Muito rapidamente, pelo menos é o que parece.

O comum é que as pessoas mudem de opinião depois de considerar as informações relevantes. E o Twitter, que oferece fácil acesso a experiência e pensamento das pessoas, parece ser um meio de comunicação ideal para evoluir a opinião de uma pessoa. Mas até onde o Twitter é poderoso na hora de formar a opinião de um ser humano? Pesquisadores chineses foram em busca dessa resposta e recolheram aproximadamente 6 milhões de tweets enviados no primeiro semestre de 2011, com o objetivo de analisar a riqueza das mensagens.

Tentar ler tudo que sai nas mídias sociais é mais difícil do que você imagina. “Nem sempre as mensagens de uma pessoa acompanham o processo de evolução da opinião de outros usuários, pois existem usuário que não publicam mensagens o tempo todo e apenas uma pequena parte da população, escreve com frequência na rede social”, disse os autores da pesquisa. “Mesmo assim, também podemos analisar as mensagens totais de um determinado tema para investigar a tendência dinâmica da opinião público sobre o Twitter”.

Olhando dessa forma, é um pouco mais fácil intensificar a medida de opiniões. Dentro deste estudo, os autores pesquisaram três itens de consumo eletrônico: o iPhone 4, o Blackberry e o iPad 2.

Basicamente, o que eles descobriram foi que os usuários do Twitter preferem os produtos da Apple – ou, pelo menos,  tinham mais pessoas twittando descrições positivas destes produtos. No sentido mais amplo da palavra, descobriram que a opinião on-line atinge muito rapidamente as opiniões sobre qualquer assunto, ajudando os usuários influentes a formarem sua própria opinião.

“Uma vez que a opinião pública se estabiliza, é difícil mudar”, disse Xiong Fei, pesquisador da Universidade.

As conclusões indicam o que Twitter pode ser uma poderosa ferramenta de mídia social para experimentar novas estratégias sobre variados assunto, desde empresas a eleições.

“Ao se concentrar no meio de comunicação, os candidatos ou as empresas podem analisar as características e padrões de comportamento para influenciar positivamente na opinião pública dos seus seguidores”, conclui Xiong.

© 2014, IBTimes

Trending

Sair da versão mobile