Como proteger o seu roteador de ataques

Published

on

Quem possui roteador wireless pode ser alvo de hackers que invadem sistemas para roubar informações sigilosas de usuários. Casos assim são bastante comuns, mas só ocorrem se a rede for desprotegida. Cada vez mais provedores oferecem promoções que incluem roteadores Wi-Fi. Porém, em alguns casos, as redes sem fio estão expostas e podem ser acessadas por qualquer pessoa. Você pode dificultar a ação desses criminosos tomando algumas precauções.

Foto: Link One

Quando lidamos com roteadores, sabemos que cada um é de um jeito, porém todos seguem uma mesma linha de raciocínio. Primeiro, acesse a página de configuração de seu roteador. Cada aparelho tem um manual de instruções específico que indica como fazer esse caminho. Caso não o tenha em mãos, busque na internet o manual da marca e modelo do seu roteador.

Você deve abrir a opção relacionada a wireless (que também pode ser WLan e Wi-Fi) e trocar o nome de sua rede. Normalmente, o campo que contém esta informação é o SSID, que já vem preenchido com o nome da marca de seu aparelho.

Em seguida, é preciso ativar uma forma de criptografia dos dados. Ou seja, os dados que circulam em sua rede serão seguros, pois mesmo que sejam interceptados por dispositivos de terceiros eles não serão decifráveis. Os roteadores fornecem as formas de criptografia e as mais conhecidas são WEP, WPA e WPA2. Ative uma delas.

Outra atitude importante a se tomar é desativar a exibição do nome da rede. Se ele está escondido, é muito mais difícil que seja atacada. A única desvantagem desta abordagem é que, sempre que algum amigo quiser usar sua rede, ele deverá procurar pelo nome.
Também é fundamental revisar periodicamente se há atualizações disponíveis para o firmware do roteador, já que elas corrigem erros críticos de segurança. O processo de atualização não demora tanto tempo e pode evitar ataques a vulnerabilidades desconhecidas.
E, claro, use uma senha forte e que seja trocada regularmente. Evite usar senhas com datas e sequências de números, pois estas são mais fáceis de serem descobertas.

Trending

Sair da versão mobile