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Companhia de TV a cabo norte-americana amplia programação para o mercado hispânico

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Foto: Reprodução

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À medida que a Comcast Corporation procura ganhar a aprovação regulamentar para a sua aquisição pendente da Time Warner Cable, alguns alertam que a gigante combinou limitar as escolhas de programação para as comunidades minoritárias e ferir as emissoras que oferecem programação de nicho.

“A nova Comcast vai servir mercados com 91 por cento de todas as famílias hispânicas e ser a distribuidora de TV em 19 dos 20 principais mercados latino-americanos. Isso dá a essa nova empresa uma influência impressionante sobre esse perfil de consumidor”, diz Richard Falco, presidente e executivo-chefe da maior emissora de língua espanhola da nação.

A Univision concorre diretamente com outra grande emissora de língua espanhola, a Telemundo, que faz parte da NBCUniversal – um império de televisão agora propriedade da Comcast.

Mas as declarações de Falco levantaram a questão da diversidade étnica em uma conversa mais ampla sobre as armadilhas potenciais de colocar a maior parte da programação de Internet e vídeo nas mãos de uma entidade corporativa.

No setor de TV a cabo, os conglomerados estão ficando maiores, bem como as audiências crescem cada vez mais fragmentadas.

A tendência é positiva do ponto de vista das emissoras menores que podem aproveitar nichos vazios entre a multiplicidade de ofertas variadas que já existem nos canais a cabo.

É uma questão que James Bosworth, diretor executivo da Back9Network Inc., uma rede sobre os estilos de vida de golfe, diz ter experimentado em primeira mão. Ele declara não ser uma mera coincidência a Comcast também passar a possuir o Golf Channel, um concorrente potencial para ambos os telespectadores e investimento em publicidade.

“Espero que a Comcast permaneça fiel aos seus compromissos e não discrimine o conteúdo com base na sua propriedade do Golf Channel“, diz James Bosworth.

E essas redes que podem desafiar os métodos da Comcast devem estar preparadas para uma batalha acirrada, como os donos do capital privado do Tennis Channel Inc. podem atestar.

Durante anos o Tennis Channel tem lutado por uma melhor colocação na programação do canal da Comcast, argumentando que as redes esportivas, como o Golf Channel e NBC Sports estão sendo privilegiadas por não cobrarem uma taxa extra de assinantes.

A FCC concordou com o Tennis Channel, mas um tribunal de apelação anulou a sua decisão. “O Tribunal de Apelação dos EUA do Distrito de Columbia descobriu que não havia nenhuma evidência de discriminação pela Comcast contra o Tennis Channel”, afirma um porta-voz da Comcast.

Por Christopher Zara

 

© 2014, IBTimes.

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