
Confie cegamente, mas de olhos abertos
Quando você se envolve com alguém, ficar com um pé ou dois pés atrás é natural, só que não é saudável e pode até quebrar o encanto, estragando tudo que acabou de começar.
É claro, que, para confiar cegamente, você precisa estar de olhos bem abertos para saber com quem está se envolvendo, por isso, é importante ficarem um tempo juntos, se conhecendo, antes de engatarem um namoro, antes de apresentarem para a família, antes de dizer eu te amo, entre outras coisas que as pessoas costumam cometer pelo impulso da paixão. Se até empresas fazem teste de experiência de 3 meses, porque não podemos fazer o mesmo com um relacionamento?
Quem não confia, fica caçando sarna pra se coçar, e nessa incansável busca por saber se a pessoa é confiável, acaba dando um tiro no pé. Entre outras palavras, acaba ultrapassando os limites do respeito e invadindo o espaço do parceiro, como por exemplo: fuçando no celular enquanto a pessoa vai ao banheiro ou dorme, entrando no facebook da pessoa para ver quem são os novos amigos, vendo no instagram quais são as fotos que a pessoa curte, etc.
Se você está entrando em um novo relacionamento, antes de confiar cegamente, procure saber mais da pessoa, suas origens, enfim, abra os olhos, mas abra para enxergar as coisas de forma ampla. Lembre-se: confiança é um sentimento que leva tempo e que é construído pelas duas partes. Se logo no começo, você já se sentiu inseguro, isso pode ser um sinal.
O mais importante de tudo é: primeiro confie no seu taco, que o resto vem depois.
_________________________________________________________________________________________________________
Alexsander Brunello. Editor-chefe do The São Paulo Times. É redator publicitário e atualiza a sua coluna Dicas & Pepitas todas as quintas-feiras. © 2014.