Connect with us

Confira algumas dicas para manter a saúde do coração

Published

on

Foto: Wikimedia

Foto: Wikimedia

Manter o peso corporal ideal para determinada altura e estrutura física é fundamental para quem deseja evitar problemas no coração. A orientação é do cardiologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP), José Carlos Pachón. O especialista relata os prejuízos para quem não se preocupa com a alimentação e oferece dicas para evitar problemas cardíacos.

“Devemos cuidar muito bem da alimentação desde a infância, buscando sempre manter a boa forma”, analisa. O cálculo do peso indicado pode ser feito a partir do Índice de Massa Corpórea (IMC). Reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como principal referência para classificação das diferentes faixas de peso, o número é obtido pela conta do “peso/altura²”. “Em relação ao coração qualquer ‘excesso’ alimentar é, de um modo geral, prejudicial.”

Caso o indivíduo não se previna, ele terá de enfrentar problemas como as doenças cardiovasculares, a hipertensão e o diabetes. “Uma das consequências mais graves da doença cardiovascular é a obstrução das artérias coronárias, o que provoca a angina e o infarto. O infarto é a complicação mais temida, pois frequentemente leva a morte súbita ou a insuficiência cardíaca, entretanto o mesmo processo também leva ao entupimento de vasos cerebrais, ocasionando o AVC.”

Confira 5 dicas do cardiologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP), José Carlos Pachón, para manter a saúde do coração:

• Evite o tabagismo, o alcoolismo e o estresse;
• Combata o excesso de gordura e de carboidratos na alimentação;
• Controle a quantidade de sal na comida e fique de olho na pressão arterial;
• Faça atividades físicas não competitivas regularmente;
• Previna e, se necessário, trate precocemente o diabetes.

Advertisement

Continue Reading
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2023 The São Paulo Times