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Conheça as 10 companhias aéreas que mais crescem no mundo

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Elas podem não estar no seu radar ainda, mas estas 10 companhias aéreas estão se sofisticando através de cada nova aeronave que a Airbus e a Boeing podem oferecer, deixando companhias tradicionais se debatendo no vento de cauda.

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Elas não só têm abalado mercados estabelecidos, mas também têm lucrado em países emergentes e cortam pela raiz a competição com custos mais baixos. Estas 10 empresas são, sem dúvida, as estrelas em ascensão da aviação comercial.

Lion Air

Em primeiro lugar, a Lion Air fechou com a Boeing seu maior acordo comercial no valor de 22,4 bilhões de dólares. Em 2013, a companhia indonésia rapidamente se expandiu e anunciou mais um recorde comercial equivalente a 24 bilhões de dólares, desta vez com a Airbus para a aquisição de 234 aeronaves modelo A320. Em operação desde 2000, a transportadora com sede em Jacarta se tornou uma das companhias aéreas com crescimento mais rápido da Ásia, a fim de atender o crescente mercado de transporte aéreo no quarto país mais populoso do mundo.

Norwegian Air Shuttle

Em 2008, a Norwegian Air Shuttle tinha apenas 40 aeronaves que serviam 87 destinos em 170 rotas. Cinco anos mais tarde, em 2013, a companhia aérea de baixo custo ampliou sua operação com 85 aeronaves, 126 destinos e 391 rotas, além de expandir a cobertura, a partir de sua base na Escandinávia, para toda Europa até o Norte da África, Sudeste Asiático e América do Norte.

O crescimento da capacidade da empresa em 2013 teve um salto impressionante de 32 por cento e facilmente se tornou uma das companhias aéreas que mais crescem no mundo. Sua trajetória ascendente não para por aí: a Norwegian Air Shuttle tem uma encomenda de 271 aeronaves, incluindo 60 Boeings modelo 737-800, 100 Boeings 737 Max planes, 100 Airbus A320 e 11 Boeings 787 Dreamliners.

IndiGo

A IndiGo tem uma frota de 78 Airbus A320-200s, mas já é a maior empresa aérea nacional da Índia em participação de mercado e conta com uma operação de baixo custo. A transportadora está há oito anos na aviação e planeja dobrar sua frota até o final da década, a caminho de tornar-se “uma operadora de mil aeronaves”. Há rumores que existam negociações com fabricantes de aviões para a aquisição de 200 a 250 novos jatos.

Isso é, além dos 191 aviões Airbus da família A320 que esperam ser entregues entre 2016 e 2025. Um relatório recente do Centro de Aviação Ásia-Pacífico (CAPA) e da SITA – empresa líder no segmento de comunicação e T.I para indústria aérea – previu que o número de passageiros na Índia triplicaria em 2020, chegando a 425 milhões. O objetivo da IndiGo é desenvolver a infraestrutura local para atender a demanda.

Spirit Airlines

É a empresa que mais recebe reclamações nos Estados Unidos, mas também é a mais lucrativa e de crescimento mais rápido. A Spirit Airlines – que cobra por tudo, desde a escolha de lugar até um copo de água – tem uma frota com 56 Airbus no momento e encomendou mais 113 (incluindo os modelos A319, A320 e A321).

A companhia oferece custos baixíssimos e é especializada em levar turistas norte-americanos para climas mais ensolarados. A Spirit voa para 52 destinos em toda a América Central, América do Sul, Caribe e nos EUA. A sede da companhia fica em Fort Lauderdale, na Flórida, mas as operações se concentram nas cidades de Las Vegas , Detroit, Dallas-Fort Worth, Atlantic City e Chicago O’Hare.

Virgin Australia

A Virgin Australia está no meio de uma estratégia de cinco anos “para levar a concorrência em todos os setores do mercado de aviação brasileiro”, que foi anteriormente dominado pela Qantas.

A empresa se lançou como uma companhia aérea de baixo custo chamada Virgin Blue, em 2000, com duas aeronaves que operam em uma única rota, mas foi para a posição de segunda companhia aérea da Austrália após a Ansett Australia entrar em colapso em 2001. A Virgin Autralia atualmente opera com uma frota de 135 aeronaves, servindo 63 destinos no país e no exterior.

Turkish Airlines

A Turkish Airlines seguiu em frente com seus planos para uma rápida expansão no ano passado, quando anunciou que iria adicionar 117 novos aviões Airbus à sua frota até 2015, elevando o total da frota para 375 aeronaves.

Os novos planos incluem 25 aeronaves modelo A321-200s, 4 A320neos e 88 A321neos, ajudando a expandir a maior rede internacional do mundo, servindo 224 destinos em 105 países a partir de Istambul, a ponte histórica entre o Oriente e o Ocidente. A empresa espera superar a concorrência – seus rivais mais ávidos do Oriente Médio – e fazer de Istambul uma conexão da aviação global.

Vueling Airlnes

De uma frota de dois Airbus A320 voando quatro rotas em 2004, para uma frota de 90 aeronaves cobrindo mais de 285 rotas em 2014, a Vueling já percorreu um longo caminho em sua primeira década. Na verdade, ela atualmente é a terceira maior companhia aérea de baixo custo da Europa, atrás da Ryanair e da EasyJet.

A empresa é o membro da Airlines Group International – a empresa controladora da British Airways e da Iberia – que mais cresce. A companhia aérea espanhola de baixo custo deverá receber a maior parte – cerca de 120 – dos 220 Airbus A320 em curto prazo encomendados no valor de 20 bilhões de dólares. Os novos aviões irão se juntar à crescente frota da Vueling entre 2015 e 2020.

All Nippon Airways

O que você faz quando o seu país está se preparando para sediar os Jogos Olímpicos de Verão daqui a seis anos? Se você é a All Nippon Airways apostaria 16 bilhões de dólares em um aumento sensível na demanda de viagens.

A maior operadora do Japão fez uma encomenda recorde neste ano de 30 aeronaves Airbus e 40 Boeings para expandir a frota para 250 aeronaves entre 2016 e 2027.

Dona da maior expansão das companhias aéreas da história, a All Nippon Airways espera ajudar o governo japonês a atingir sua meta de aumentar o número anual de visitantes estrangeiros para 20 milhões até 2020.

Pegasus Airlines

Outra companhia aérea de baixo custo, a empresa Pegasus Airlines avançou seu crescimento em dois dígitos em 2013 com o aumento das receitas em 25 por cento ao ano e ampliou sua rede de voos para 13 novos destinos, elevando o total para 76 destinos em 30 países.

A Pegasus foi nomeada pelo Official Airline Guide como a companhia aérea que mais cresce entre as 25 maiores da Europa em termos de capacidade de lugares em 2011 e 2012. Na época, ela fez a maior encomenda de aviões da história da aviação civil turca, adquirindo 100 aeronaves Airbus avaliadas em 12 bilhões de dólares.

Emirates

Quando se pensa em um crescimento explosivo na indústria da aviação, a primeira companhia aérea que vem à mente é a Emirates, agora a quarta maior do mundo pelo tráfego internacional.

Pertencente ao Governo de Dubai, a Emirates começou com dois jatos alugados em 1985 e agora voa com uma frota de 200 aeronaves para mais de 140 destinos em 74 países. É a maior operadora do mundo tanto com o Boeing 777 e o Airbus A380.

A Emirates também reescreveu todos os recordes na aviação civil no Dubai Airshow int November, com 76 bilhões dólares em encomendas para a aquisição de 150 Boeings 777Xs e 23 bilhõesde dólares para a compra de 50 aeronaves Airbus modelo A380.

Essas compras complementam encomendas de aviões recorde semelhantes ao Dubai Airshow em 2011, sinalizando um compromisso inabalável da Emirates para se tornar uma força dominante na aviação global.

© IBTimes, 2014.

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