
Foto: Reprodução
Uma cidadezinha no norte da Califórnia, nos EUA, colonizada por imigrantes chineses há 100 anos pouco mudou desde então.
Fundada em 1915, Locke é a única cidade dos Estados Unidos construída pelos chineses para os chineses.
Locke não é rica e com certeza não é glamourosa. Mas é, sem dúvidas, um lugar genuíno. Os chineses chegaram em meados do século 19 para construir as ferrovias e acabaram ficando ao redor do rio Sacramento. Após desenvolver projetos de construção nos EUA, tanto ciliares e de locomotivas, o povo chinês investiu na agricultura.
Muitos dos trabalhadores chineses se estabeleceram em uma cidade chamada Walnut Grove. Após a parte chinesa do lugar pegar fogo em 1915, eles foram até o fazendeiro George Locke e propuseram expandir um assentamento minúsculo chamado Lockeport.
O chineses desabrigados de Walnut Grove, cuja população era de aproximadamente 1.500 habitantes, foram impedidos de comprar a terra de imediato pela Lei de Terras Estrangeiras do Estado, aprovada em 1913. O fazendeiro concordou com a venda e assim a cidade nasceu. Os chineses chamavam a cidade de ‘Lockee’, pois significa uma vida feliz.
Havia, aparentemente, cinco prostíbulos e vários bares clandestinos durante a Lei Seca. Não houve uma efetiva aplicação da lei em Locke. No entanto, antigos moradores parecem concordar que a bebida, o jogo e a prostituição não necessariamente tornavam a cidade um lugar perigoso ou desagradável para se viver. Hoje em dia, os bares clandestinos e prostíbulos já não existem mais.
O fim da Lei Seca significou o fim da prosperidade de Locke. De acordo com o Serviço Nacional de Parques, a indústria de aspargos diminuiu e a mecanização começou a reduzir a necessidade de mão de obra não qualificada nas fazendas.
Por cerca de uma década, as publicações mostravam que a população chinesa na cidade era de apenas 10 pessoas. Atualmente, existem menos de 100 pessoas na cidade onde tem somente duas ruas, um ponto de passagem quase invisível entre Sacramento e a área da baía. Os moradores de Locke são solitários e românticos, trabalhadores agrícolas e historiadores.
Locke sempre foi “muito bonita dessa forma”, diz George, que visita a cidade há 30 anos. “Os prédios em frente foram se inclinando com o tempo”, comenta.
Algumas pessoas na cidade gostariam de ver os edifícios se inclinando um pouco menos para atrair novos negócios e turistas. Outros pensam que os turistas estão chegando justamente para ver os prédios inclinados e as ruas vazias.
© 2014, Newsweek.