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Consultoria aponta os 6 erros mais frequentes na prospecção de negócios

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Foto: Reprodução

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“As empresas querem aumentar a demanda por seus produtos e serviços, mas geralmente a maioria ou não saber vender, ou prospecta entre as pessoas conhecidas, e estes relacionamentos não são suficientes para assegurar um projeto de expansão”. A avaliação é do consultor Renato Gosling autor do livro “O Vendedor do Futuro” (Editora Original) e CEO da consultoria ProspectaInc.

Após atuar mais de 20 anos nos bastidores de vendas de grandes grupos de comunicação, Gosling criou a consultoria para ajudar empresas a aumentarem as demandas por seus produtos e serviços, associando técnicas clássicas de vendas a novas práticas originadas do marketing digital, como o inbound marketing, na qual não se vai até o cliente, mas cria-se uma série de atrativos de conteúdo online, capazes de promover a interatividade espontânea até que o cliente vá à empresa.

Confira os seis erros mais cometidos pelas empresas, segundo a ProspectaInc:

1 – Não ter um plano de ataque.

As empresas prospectam entre as pessoas conhecidas. Relacionamento é importante, mas não é o único ponto.

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2 – Não se preparar para o primeiro encontro.

Alguns vendedores não pesquisam sobre a empresa, sobre a pessoa que vão conversar.

3 – Ser egocêntrico.

Muitos vendedores abrem o notebook e vão falando, não param para ouvir o cliente.

4 – Achar que os resultados virão rápido.

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É preciso pensar a longo prazo.

5 – Relaxar na prospecção.

E preciso prospectar sempre. As pessoas só pensam em prospecção quando as vendas caem.

6 – Confinar a atividade de prospecção à área comercial.

Há outras oportunidades. Por que não deixar todos da empresa prospectarem? Um estagiário pode trazer um novo cliente e ser bonificado por isso.

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