Connect with us

Corinthians: a pior audiência do primeiro turno entre os paulistas

Published

on

allan

Corinthians: a pior audiência do primeiro turno entre os paulistas

Ao final do primeiro turno, Corinthians atinge pior audiência na partida contra Coritiba. Flamengo atinge menos de 58% dos domicílios que São Paulo, Corinthians e Palmeiras.

Chegou ao fim o primeiro turno do brasileirão 2014, o Cruzeiro segue na liderança, a qualidade técnica é baixa e a última rodada do primeiro turno bateu o recorde de público pagante onde 20.562 torcedores pagantes foram aos estádios.

Porém outro dado mais relevante pode acabar com muitos mitos do futebol brasileiro. Uma grande questão que atinge o futebol é com relação aos valores pagos pelos direitos de transmissão das partidas. Corinthians e Flamengo ganham quantias maiores que o segundo pelotão que inclui clubes como São Paulo e Palmeiras, por exemplo. A grande alegação é que Flamengo e Corinthians possuem as maiores torcidas do Brasil, logo dão mais audiência, certo? Errado!

Na média das partidas transmitidas, segundo dados do site maquina do esporte, o Corinthians ficou com audiência de 22 pontos. Mas o líder dos paulistas é o São Paulo Futebol Clube que possui média ligeiramente maior que o clube do Parque São Jorge, 22.14 pontos suficientes para dar a liderança no ranking.

Temos outros dado interessantes: analisando a audiência do Palmeiras nas três partidas transmitidas, dão ao clube a média de 22 pontos, mesma média do rival Corinthians. Os números do Santos Futebol Clube também não ficam muito abaixo dos outros três grandes de São Paulo pois a média do time de Robinho e Cia ficou em 21 pontos de audiência por partida.

O Corinthians ficou com a pior audiência do primeiro turno dentre todos os paulistas, na partida contra o Coritiba a Rede Globo somou apenas 13 pontos, já a Rede Bandeirantes conquistou outros 5 pontos de audiência, somando ambas, temos o pior resultado do primeiro turno em um único jogo com 18 pontos no total. Para efeito de comparação, se levar em consideração apenas a audiência da Rede Globo, em seis oportunidades das 19 partidas transmitidas no primeiro turno, a audiência atingiu 18 ou mais pontos, o mesmo que Globo e Band conquistaram juntas no jogo Corinthians x Coritiba. O jogo entre Corinthians x Palmeiras conquistou a maior audiência do primeiro turno com 26 pontos na soma das duas emissoras, com a Rede Globo abocanhando 20 pontos.

A situação dos maiores beneficiários dos direitos de TV fica ainda pior quando analisamos o número de domicílios atingido entre os clubes paulistas e o Flamengo. Se a pontuação média da equipe carioca, 20.75 pontos de audiência, já fica abaixo, quando analisamos os domicílios atingidos o clube carioca leva uma verdadeira goleada dos paulistas. De acordo com o IBOPE, o ponto de audiência paulista equivale a 65.201 domicílios sintonizados contra “apenas” 39.600 domicílios sintonizados na pontuação carioca. Com esses números, o São Paulo atingiu cerca de 1.443.550 domicílios por partida contra 1.434.422 de Corinthians e Palmeiras, o Santos Futebol Clube, o último dos paulistas, atingiu em média 1.369.221domicílios. O Flamengo é o clube que mais arrecadou da TV em 2013, porém os números de audiência mostram que o clube carioca deveria estar pelo menos em quarto na arrecadação, já que cada partida transmitida do clube atinge apenas 821.700 domicílios, ou algo em torno de 56.9% do que atinge São Paulo.

O mito que torcida grande dá mais audiência caiu por ralo abaixo, e se a TV paga os direitos de transmissão de acordo com a audiência, uma coisa é certo, ou o Flamengo e Corinthians vão perder receita, ou São Paulo, Palmeiras e Santos podem receber um belo aumento pelos números de audiência deste primeiro turno.

_______________________________________________________________________________________________________

Allan Moran. Pós graduado em gestão e marketing em entidades esportivas. Complementou o mesmo curso na Universidad Europea de Madrid e é sócio da Trivela Sports. © 2014

Continue Reading

Copyright © 2023 The São Paulo Times