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O período de fim de ano pode ser bastante vantajoso para alguns taxistas que não param de trabalhar durante as festas de Natal e Ano Novo. Em algumas cidades, como Salvador e Maceió, os taxistas podem cobrar o valor da bandeira 2, adicional de tarifa, nas corridas realizadas durante o dia. Mas isso é válido somente nesse período de Natal e Ano Novo. Para alguns motoristas, essa é a chance de ter o seu 13º salário, já que trabalham durante os fins de semana e feriados.
Mas não são todas as cidades que beneficiam os taxistas no fim de ano com essa possibilidade de bandeira dois. Em São Paulo, por exemplo, os valores são fixados de acordo com as categorias dos veículos. Durante o dia, das 06h às 20h, de segunda a sábado, a cobrança é feita pela bandeira 1. Já nos domingos e feriados, das 22h às 06h, é utilizada a bandeira 2 com acréscimo de 30% em cima do valor da corrida. Já para as corridas entre um município e outro, o valor cobrado sofre acréscimo de 50%. E se o passageiro utilizar o bagageiro, também poderá pagar um valor diferente para o taxista.
Para quem utiliza táxi com frequência e precisa economizar nas viagens, uma boa alternativa é utilizar os descontos concedidos pelos aplicativos. O app de táxi WayTaxi, por exemplo, disponibiliza descontos na primeira utilização do voucher. O pagamento dispensa o uso de cartão ou dinheiro, pois, o valor da corrida é creditado diretamente da conta pessoal (CPF) ou profissional (CNPJ). O usuário só deve lembrar-se de acionar a opção pagamento com voucher na hora de chamar o táxi.
Segundo o CEO da WayTaxi, Cláudio Ávila, os taxistas são orientados a cobrar os valores corretos fixados no taxímetro, mas se o usuário perceber alguma cobrança irregular, deve registrar uma reclamação. Para evitar futuras surpresas no pagamento da corrida, a WayTaxi conta com um sistema de cálculo do valor na hora da chamada e um sistema que garante o pagamento ao taxista.
“Quanto ao repasse feito para o taxista, temos um sistema antifraude que faz o rastreamento de todo percurso e calcula o valor aproximado da corrida. Caso alguma divergência seja detectada fica fácil para o gestor da conta identificar o que aconteceu”, explica Ávila.
O aplicativo também conta com recursos de segurança para o usuário, como o filtro de palavras indevidas e a limitação do número do usuário ao taxista. No caso do filtro, durante a troca de mensagens no app, as palavras que não se relacionem com o propósito do serviço são bloqueadas para que não ocorram assédios ou investidas entre passageiro e usuário.
Já no caso da limitação do número do passageiro, o telefone não fica exposto após a corrida, para evitar que o taxista entre em contato depois da viagem. Cláudio conta ainda que se o passageiro esquecer algum item no veículo, ele pode entrar em contato com a WayTaxi pelos canais de atendimento.