Connect with us

Cresce o mercado de turismo entre Brasil e Cuba

Published

on

Cuba é o maior arquipélago do mar do Caribe, com 105 km², e um dos novos destinos mais desejado para se conhecer. Por isso a Adventure Club, agência que trabalha com roteiros ecológicos e especializados em Cuba, elaborou programas de viagens que exploram as ilhas e cidades cubanas com passeios culturais e atividades ecológicas de mergulho em piscinas naturais de águas cristalinas.

“O mercado turístico entre Brasil e Cuba está em expansão e a Adventure Club acompanha as mudanças que acontecem para poder oferecer mais serviços ao cliente. Até o início do ano passado, por exemplo, para um brasileiro ir à Cuba era necessário fazer conexão em outro país como México, Panamá e Argentina. Hoje já temos voos diretos a partir de diversas cidades brasileiras para Havana; nossos clientes não precisam mais fazer escala ou conexão em outro país para chegar à Cuba”, diz Eliane Leite, diretora da Adventure Club e que viajou para Cuba em setembro de 2013 para conhecer ainda mais o destino.

Cuba é um dos principais novos destinos de turismo do mundo. Em 2013, o país recebeu quase três milhões de turistas. A maioria deles vindo do Canadá, seguido pelo Reino Unido e Alemanha. Para 2014 as autoridades turísticas do país esperam superar a meta dos três milhões. No Brasil, o 19ª emissor de turistas para Cuba, já se viu um aumento de viajantes embarcando para o arquipélago: em janeiro e fevereiro de 2014 as ilhas receberam 3,6 mil brasileiros (quase 600 a mais do que no mesmo período em 2013).

Luxo e praias paradisíacas

Advertisement

Para atender a demanda, a Adventure Club oferece 13 diferentes roteiros, sendo um deles, o “Turismo Week – Havana e Cayo Largo”, que tem desconto exclusivo na quarta edição da Turismo Week, ação organizada pela Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) que oferece programas de viagens nacionais e internacionais com valores promocionais para os turistas brasileiros. A quarta edição teve início em 4 de abril e segue até o dia 25. Mas o programa promocional da Adventure Club será comercializado até o dia 30 de abril.

A maioria dos roteiros oferecidos pela Adventure Club incluem passeios por Havana e Varadero. Nessas duas cidades os turistas encontram praias cinematográficas e quase desertas, locais históricos e resorts luxuosos, como os da rede Meliá e Iberostar. A maioria deles oferece ao cliente o serviço all inclusive – com hospedagem, refeições, bebidas e atividades de recreação. “Em Havana é possível ter a sensação de estar de volta aos anos 50, com os carros antigos que circulam em meio às construções da época da revolução cubana, que aconteceu em 1959”, diz Eliane Leite.

Roteiro para cada perfil de viajante

Os mais aventureiros podem aproveitar para ver inúmeras ilhotas e reservas naturais, praticar mergulhos em águas verde-esmeralda, fazer trilha pela montanha Sierra Maestra, onde Fidel Castro comandou guerrilhas no final dos anos 50, visitar uma tradicional fábrica de charutos e conhecer alguns patrimônios mundiais da Unesco, como o castelo de San Pedro de la Roca, do século 17, construído para defender a cidade de Santiago de Cuba contra ataques de piratas.

Eliane Leite lembra que para entrar em Cuba, mesmo que para turismo com duração de duas semanas, é necessário passaporte. Ela diz também que pagar a conta com cartão de crédito nem sempre é um comum em Cuba, o que dificulta a vida do viajante que não gosta de levar dinheiro em espécie. “Por isso é importante a orientação de uma agência que conheça bem o destino. Ela pode informar sobre a existência de caixas eletrônicos em algumas cidades e sobre estabelecimentos que aceitem pagamento em cartão”, diz Eliane Leite.

Advertisement

Continue Reading
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2023 The São Paulo Times