Connect with us

Crianças tecnológicas! Como equilibrar a tecnologia com a saúde bucal

Published

on

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Não dá mais para controlar ou simplesmente tirar o celular, o tablet ou qualquer objeto tecnológico da vida das crianças. Hoje em dia, costumam dizer que elas já nascem sabendo manusear todos os aparelhos, e, além disso, os levam para todos os lugares.

Muitas vezes a tecnologia pode até atrapalhar o desempenho da criança na vida social, nas brincadeiras, na escola e até mesmo na saúde, porque eles desleixam dos afazeres para ficarem 24 horas conectados. “Isso se tornou um fato preocupante para os pais, que buscam maneiras de equilibrar a vida tecnológica com a vida social e com a saúde também, principalmente a saúde bucal que requer uma atitude da própria criança”, comenta o cirurgião buco maxilo facial Dr. Alessandro Silva.

Por isso, foram criados aplicativos aliados na educação e na saúde dessas crianças. No quesito saúde bucal, já foram criados diversos “jogos” que estimulam a criança a escovar os dentes e entender a importância disso.

Existem jogos que simulam a vida de um dentista que tem que atender seus pacientes e deixar seus dentes em perfeito estado (LITTLE DENTIST) e outros que fazem a contagem regressiva de quanto tempo a criança demora para escovar cada dente (BRUSH TIMER). Para deixa o momento mais animado, tem aplicativo que escolhe aleatoriamente uma música para tocar por 2 minutos (tempo considerado ideal para uma boa escovação) (BRUSH DJ) e outros jogos com quiz e brincadeiras sobre saúde bucal e cáries. (SITE SMARTKIDS).

Temos também aplicativos para problemas considerados mais sérios nos dentes, como o bruxismo, por exemplo, onde existem dicas sobre o problema e o usuário pode configurar uma forma de receber alerta para não apertar seus dentes, além do aviso para a hora de colocar o protetor bucal para dormir. (DESENCOSTE SEUS DENTES). E para quem ronca, tem o app que grava o sono durante a noite para que o indivíduo mostre para o seu dentista e também disponibiliza um despertador duplo que emite um som baixo que vai aumentando gradualmente. (DREAM WATCHER)

Advertisement

Para finalizar, existem aplicativos que localizam o dentista mais próximo de você. (LOCALIZADOR DE DENTISTA). “Na minha opinião esses aplicativos podem agregar bastante conhecimento e informação para as crianças, pois estamos unindo o útil ao agradável de maneira didática e eficiente”, conclui o especialista.

Continue Reading
Advertisement
Advertisement
Advertisement

Copyright © 2023 The São Paulo Times