Connect with us

Da crise a libertadores, dos R$2,00 ao R$120. O ingresso para assistir o São Paulo ou um belo jantar?

Published

on

allan

Da crise a libertadores, dos R$2,00 ao R$120. O ingresso para assistir o São Paulo ou um belo jantar?

Muitos clubes evitam ao máximo a parceria com a torcida, em um contexto geral, seja ela organizada ou não. Muitos resistem até onde podem, aí quando a água bate no pescoço o primeiro socorro e direcionado a arquibancada. Abaixam o preço dos ingressos, convocam a torcida em redes sociais, fazem vaquinha para contratar jogadores e por aí vai.

No ano de 2013, o São Paulo Futebol Clube, vivia dentro de campo uma crise, nunca vista no passado recente do clube. Frequentando a zona de rebaixamento e sem motivação, a solução foi buscar, em Muricy Ramalho e na parceria com a torcida, forças para sair do buraco que parecia não ter fim.

Naquele ano os ingressos podiam ser comprados por até R$2,00, isto mesmo apenas duas moedinhas de um real e você poderia ver o tricolor paulista brigar pela fuga do rebaixamento. A torcida foi, apoiou e tornou a fuga muito mais fácil. Mas o passado recente não serviu de lição aos diretores são paulinos. Hoje, um sócio torcedor que quiser ir ao Morumbi precisa juntar o equivalente a 20 partidas no ano de 2013. Lógico que o São Paulo trabalhou com preços promocionais naquele segundo semestre, porém lá foi provado para todos que a equação entre preços baixos e mais torcida no estádio torna as chances de vitória maior.

Parece que a ideia da atual diretoria tricolor é forçar goela a baixo os torcedores se tornarem sócios do futebol do São Paulo, afinal hoje em dia o torcedor que não é sócio desembolsa nada menos que R$120,00 para assistir seu time do coração hoje ante os R$10,00 da época de crise. Um verdadeiro absurdo que está totalmente fora da realidade brasileira. E pensar que um pai de dois filhos gostaria de levar seus filhos ao estádio para assistir uma partida do seu time do coração na Libertadores, é melhor deixar pra lá senão quase meio salário mínimo ficará nas bilheterias são paulina.

O sócio torcedor tem que ter vantagens e prioridades, mas não podemos lesar tanto aquele torcedor que não consegue se associar, afinal poucos são os programas de sócios no futebol brasileiro que de fato é benéfico ao associado. Muitos servem como caridade do torcedor para o clube de coração.

Outro ponto a ser considerado é o estádio do Morumbi, atualmente fica difícil comparar a qualidade do Allianz Parque e da Arena Corinthians em relação ao estádio do tricolor. O Morumbi ficou muito pra trás, porém mesmo assim cobra os mesmos valores das novas arenas.

Infelizmente o torcedor que empurrou o time no momento de crise, agora é tirado de cena ou pelo menos, desestimulado a ir apoiar sua equipe. No Brasil, a parceria sempre tem que ser benéfica ao clube, nunca um clube abre mão dos benefícios para agradecer algo feito pela torcida.

O torcedor merece maior respeito de todos os clubes, lembro quando o futebol tinha como concorrente o cinema, porém agora você deve escolher entre jantar em um belo restaurante ou tomar chuva e assistir, algumas vezes, um time sem alma.

“Por favor, o Menu!!”

__________________________________________________________________________________________________________
Allan Moran. Pós graduado em gestão e marketing em entidades esportivas. Complementou o mesmo curso na Universidad Europea de Madrid e é sócio da Trivela Sports. ©2014.

Continue Reading

Copyright © 2023 The São Paulo Times